Outubro Verde: Saúde promove ações de prevenção à sífilis congênita

Atividades ocorrem durante todo o mês em diversos pontos da cidade levando mensagem de prevenção

Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS 06/10/2022 às 15:08
Outubro Verde: Saúde promove ações de prevenção à sífilis congênita
Laço verde é símbolo da campanha de prevenção à sífilis congênita. Foto: Divulgação/Internet

A Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Maceió promove a partir desta sexta-feira (7), ações da campanha Outubro Verde, mês de  prevenção e combate à sífilis congênita. As atividades ocorrem durante todo o mês e tem o objetivo de levar uma mensagem sobre prevenção e importância do diagnóstico precoce. 

A técnica do IST, Aids e Hepatites Virais da SMS, Tereza Carvalho, destaca quais as atividades que serão desenvolvidas pelos profissionais de saúde.

“Vamos promover palestras informativas, intensificação de testes rápidos, orientações e encaminhamento para tratamento. Lembrando sempre que a prevenção e o diagnóstico precoce são muito importantes para evitar sequelas mais graves da doença”, explica.

A campanha do Outubro Verde tem por finalidade combater e discutir a transmissão da Sífilis Congênita, doença sexualmente transmissível, que se dá de forma vertical, podendo ser passada da mãe para o feto. A mobilização deste mês tem como público-alvo as gestantes e conta com palestras em salas de espera e rodas de conversa, onde serão abordados os métodos de prevenção e precauções sobre aleitamento materno diante de ISTs, além de sintomas e tratamentos e importância do acompanhamento de pré-natal e pediátrico.

“Em todas as nossas Unidades de Saúde temos testes rápidos disponíveis para a população. Além disso, para aqueles casos diagnosticados, o tratamento também é feito nas próprias unidades. Por isso, é importante que a população esteja atenta a essa mensagem de prevenção, com o uso de preservativos, testes periódicos e também, para as gestantes, o pré-natal durante toda a gestação”, informa Tereza Carvalho.

Programação do Outubro Verde 

 11/10 (Manhã) -  Palestra Pocket Sobre Sífilis de 10 minutos nas salas do 1º e 2º andar do prédio sede da SMS (Centro).

 15/10 (Manhã e tarde) - Palestra "Prevenção e Adesão ao Diagnóstico e Tratamento da Sífilis'', na Unidade de Saúde João Paulo II (Jacintinho).

 18/10 (Manhã) - Palestra Pocket Sobre Sífilis de 10 minutos  com testagem itinerante para HIV e sífilis nas salas do 3º e 4º andar do prédio sede da SMS (Centro).

 25/10 (Manhã e Tarde) -  Palestra "Prevenção e Adesão ao Diagnóstico e Tratamento da Sífilis'' e testagem itinerante para HIV e Sífilis, na Unidade de Saúde Waldomiro Alencar localizada no Jacintinho.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.