Outubro Rosa: USF Guaxuma realiza ações para a comunidade

Redação 21/10/2021 às 08:50
Outubro Rosa: USF Guaxuma realiza ações para a comunidade

Usuárias contaram com palestras, exames, momentos de lazer e ações educativas sobre prevenção ao câncer de mama

Dando continuidade às ações do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, a Unidade de Saúde da Família (USF) Guaxuma, realizou na manhã desta quinta-feira (21) uma mobilização junto as usuárias da comunidade. As atividades foram concentradas na Associação de Moradores do bairro e contou com palestras, serviços de saúde, sorteios de brindes, música e ações educativas.

USF Guaxuma durante ações do Outubro Rosa. Foto: Victor Vercant/SMS

Edna Mendonça é usuária da USF e presidente da Associação de Moradores de Guaxuma. Para ela, é essencial essa parceria entre comunidade e profissionais de saúde. “O Outubro Rosa é uma campanha muito importante e vai além dos exames de mama. Por ser um mês dedicado às mulheres, muitas vezes a gente só precisa da escuta de um profissional de saúde, de uma palavra positiva para que a gente passe a enxergar nossa vida e nossa saúde de outro jeito e assim passe até a se cuidar mais. Eles estão sempre nessa batalha conosco”, revela.

Edna Mendonça, presidente da Associação dos Moradores de Guaxuma. Foto: Victor Vercant/SMS

Já para Verônica Ferreira, diretora da USF Guaxuma, a mensagem de prevenção ao câncer de mama deve chegar não só até as mulheres, mas também aos homens. “Em menor quantidade, mas existe câncer de mama em homem e eles precisam estar atentos também. Então não só hoje, mas ao longo de todo o mês em nossa Unidade estamos realizando esclarecimentos, informando sobre a doença, realizando citologias, testes rápidos, aferição de pressão, glicemia e encaminhamento para mamografias”, afirma.

Verônica Ferreira, diretora da USF Guaxuma. Foto: Victor Vercant/SMS

Durante a manhã, as usuárias participaram, ainda, de momentos de relaxamento e alongamento com profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e de uma palestra sobre sinais e sintomas de câncer de mama tirando dúvidas das mulheres sobre a realização do autoexame. A manhã foi finalizada com um desfile das usuárias e foi servido um lanche coletivo.

A importância do diagnóstico precoce

Concília Pereira é usuária da USF Guaxuma e conta que descobriu alterações na mama realizando o autoexame. “Descobri um caroço do tamanho de um grão de arroz, mas em pouco tempo depois ele aumentou de tamanho. Fiquei muito preocupada pensando que poderia ser câncer e procurei um médico, fiz exames e fui encaminhada para a cirurgia. Felizmente, o tumor era benigno, mas fiquei aliviada de ter descoberto logo no início e pude receber o tratamento adequado”, relata.

Concília Pereira fala da importância do diagnóstico precoce. Fotos: Victor Vercant/SMS

Por conta de sua experiência, a usuária alerta que a prevenção é o melhor remédio. “Por conta desse susto, até hoje faço exame de mamografia todos os anos, faço o autoexame e o que eu posso dizer para todas as mulheres é que se cuidem, se toquem, se observem. Não tenham vergonha de buscar ajuda médica, pois isso pode salvar a nossa vida”, finaliza.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.