Outubro Rosa: Prefeitura oferta exames de prevenção em todas as unidades de saúde

Redação 04/10/2021 às 11:05
Outubro Rosa: Prefeitura oferta exames de prevenção em todas as unidades de saúde

Acesso ao serviço ocorre por meio de prévio atendimento com clínicos gerais, ginecologistas e, em alguns casos, enfermeiros da Rede Municipal

A Prefeitura de Maceió oferece, diariamente, exames ginecológicos a usuárias do Sistema Único de Saúde em todas as unidades da capital. Mamografia, citologia oncótica, ultrassonografia, colposcopia, biópsias são alguns dos exames ofertados pelo município.

Usuárias conseguem acesso a exames preventivos em todas as Unidades de Saúde de Maceió. Foto: Internet

O acesso ao serviço ocorre por meio de prévio atendimento com clínicos gerais, ginecologistas e, em alguns casos, enfermeiros da Rede Municipal. Esses profissionais são responsáveis por solicitar os exames de acordo com a necessidade apresentada pelas usuárias.


Seguindo o fluxo, as solicitações devem ser entregues na unidade de saúde mais próxima da residência da usuária para que seja realizado o agendamento via Sistema Regulador do município. No caso dos requerimentos para realização de mamografias, a usuária também pode agendar diretamente com as empresas prestadoras do serviço ao município. Já as citologias podem ser realizadas nas próprias unidades de saúde por profissionais da rede.

Queda na procura durante a pandemia

Segundo levantamento da gerência de Atenção à Saúde da Mulher, a procura por exames ginecológicos teve uma queda acentuada durante a pandemia. Em 2019, foram realizadas 32.044 citologias. Em 2020, esse número caiu para 18.623. Em 2021, foram realizados, até o mês de julho, 13.915 citologias.


O número de mamografias de rastreamento das mamas também teve queda acentuada em decorrência da pandemia. Em 2019, foram feitos 15.940 exames de mamografia. Em 2020, foram 11.411 e até julho deste ano foram feitos 6.243 exames.


A gerente de Atenção à Saúde da Mulher, Silvia Melo, fala sobre a importância do autocuidado para a prevenção e detecção precoce de doenças.


“Os exames ginecológicos são fundamentais na prevenção em saúde e atuam de forma determinante na detecção precoce de possíveis enfermidades presentes no organismo. Dessa forma, as chances se tornam bem maiores de resgatar a saúde da mulher”, destacou.

Outubro Rosa

Visando aumentar o acesso da população aos serviços de prevenção em Saúde da Mulher, a Prefeitura de Maceió intensificará a oferta de exames preventivos como citologia oncótica e mamografia para o público durante todo o mês de outubro nas unidades de saúde. “Nesse período, todas as maceioenses poderão se dirigir às unidades para solicitar seus exames preventivos e cuidar de seu bem mais precioso, que é a saúde”, destacou a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes.


Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde ofertará no dia 23 de outubro, o dia D da campanha Outubro Rosa, atendimentos com profissionais da saúde nas oito unidades de referência de Maceió. No dia, serão ofertadas vagas para atendimento médico, realização de citologia, teste rápido, vacinação, dentre outros serviços.


Durante a campanha Outubro Rosa, a usuária poderá obter a solicitação do exame de mamografia diretamente nas unidades, sem a necessidade do atendimento clínico. O mesmo acontecerá com as citologias que, inclusive, serão realizadas nas próprias unidades de saúde por profissionais da rede. Demais exames preventivos serão obtidos após atendimento médico.

Polyanna Monteiro / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.