Outubro Rosa movimenta atendimentos nas unidades de saúde de Maceió
Serviços de saúde e autoestima foram intensificados e oferecidos nas unidades da capital
As unidades de saúde de Maceió realizaram, simultaneamente, durante a semana, ações alusivas ao Outubro Rosa.
Com o intuito de conscientizar e promover a saúde da mulher, a campanha enfatiza a prevenção do câncer de mama e colo de útero, destacando a importância de exames regulares, diagnóstico, encaminhamentos e tratamentos.
Com caráter preventivo, a campanha tem intensificado as ações nas unidades de saúde, tais como consultas clínicas e ginecológicas, além da realização de exames e encaminhamentos para mamografias, ultrassom da mama, citologias, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), hepatites virais, aferição de pressão e glicemia e também salas de espera, com palestras e orientações sobre o autocuidado.
Um dos equipamentos foi a Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo (UDA UFAL), que disponibilizou para as usuárias testes rápidos, solicitação de mamografia e citologia. Além disso foram ofertadas oficinas de customização de roupa, maquiagem e produção de sal de ervas.
Também foram organizadas salas de espera com temas sobre câncer de mama, métodos de prevenção como, autoexames, estilo de vida saudável, explicação sobre a importância da atividade física, alimentação balanceada e saúde bucal.
Houve, ainda, a valorização da autoestima das usuárias com escovação e cortes de cabelo, que foram doados para mulheres em tratamento de câncer.
Já a Unidade de Saúde da Família (USF) Tarcísio Palmeira, no Pontal da Barra, promoveu palestra sobre autocuidado para usuárias, com prótese mamárias para demonstração de autoexames, compartilhando informações, encaminhamentos, dinâmica de acolhimento, prevenção e roda de conversa sobre alimentação saudável, com distribuição de um sal com ervas para a população.
As usuárias da USF Caic Virgem dos Pobres, no Vergel do Lago, também foram beneficiadas com ações de saúde e beleza do Outubro Rosa.
Os profissionais da unidade organizaram salas de espera com testes rápidos, citologias e, para elevar a autoestima das mulheres, foram oferecidos corte e escovação de cabelo para usuárias atendidas no local.
A USF São José, localizada no bairro Canaã, também realizou ações voltadas à campanha Outubro Rosa.
Nesta semana, as usuárias participaram de palestras sobre câncer bucal, câncer de mama, alongamento corporal, sorteio de brindes e apresentação da borboleta rosa, da ONG Mama Renascer.
Autocuidado
“Todo ano faço meus exames preventivos. O câncer de mama é uma doença perigosa e precisamos ter cuidado com a nossa saúde. Todas as mulheres têm que procurar uma unidade de saúde para fazer os exames de mamografia e ultrassonografia para um diagnóstico precoce. Estamos sujeitas a ter qualquer nódulo na mama, isso é algo normal, por isso é importante conhecer o próprio corpo e, se descobrir algum carocinho, procurar um atendimento médico”, comenta a usuária da USF São José, Cleide Santos.
Maria Veralucia dos Santos também é usuária da USF São José. Ela, que tem Mal de Parkinson - doença neurológica que afeta os movimentos - revela que também procura estar com todos os exames em dia.
“Cuidar da saúde é muito importante e o câncer de mama pode até matar se não for descoberto a tempo. Temos que estar com nossos exames em dia, não podemos vacilar. Por isso todos os anos procuro fazer todos os exames necessários”, afirma.
A campanha
A campanha Outubro Rosa é um movimento internacional que tem o objetivo de compartilhar informações e promover a prevenção e a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.