Órgãos municipais discutem revitalização da Praça da Sé, em Mangabeiras

Redação 06/10/2021 às 17:24
Órgãos municipais discutem revitalização da Praça da Sé, em Mangabeiras

Conhecida como Praça dos Gatos, a Praça da Sé abriga um gatil há mais de 15 anos; órgãos se mobilizam pela transferência responsável dos animais e devolução da praça ao convívio social

A Unidade de Vigilância em Zoonoses fez visita técnica, na manhã desta quarta-feira (5), à Praça da Sé, localizada ao lado do Residencial Jardim Vaticano, em Mangabeiras. Conhecido como Praça dos Gatos, o logradouro abriga um gatil onde animais abandonados recebem alimentação e cuidados por meio de voluntários. Representantes de órgãos públicos e entidades não governamentais discutem a transferência dos animais para outro espaço ainda não definido.

A ação também mobilizou a Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito, por meio da Zeladoria, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e do Convívio Social (Semscs). A Comissão do Bem-Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Alagoas também enviou representante ao local.

A UVZ informa que a iniciativa tem como finalidade a transferência do gatil instalado no local para revitalização da praça, mas lembra que nesse momento, a principal preocupação dos órgãos envolvidos é com a segurança dos gatos que vivem no espaço.

Representantes de órgãos municipais, OAB e ONG de promoção do bem-estar animal visitaram a Praça da Sé. Fotos: UVZ

“Iniciamos essa discussão para que possamos buscar, conjuntamente, uma solução que possa assegurar a transferência dos gatos que vivem no local com responsabilidade e primando pelo bem-estar desses animais. Ou seja, a praça só poderá voltar a ser um espaço de convivência da comunidade, quando for definido um espaço adequado para abrigar o gatil”, explica o coordenador geral da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Marcos Vasconcellos.

Para o representante da Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito, Fabio Palmeira, a ocupação da praça pelos gatos representa um problema crônico que atenta contra a saúde e dignidade dos animais e a saúde da população do entorno, além de desvirtuar a atribuição de uso do espaço público.

“A Praça da Sé tem um problema que se arrasta há mais de 15 anos e preocupa as instituições que se ocupam de minimizar os efeitos causados pelos abandonos e maustratos contra animais. Há mais de 120 gatos no local que recebem, dentro das limitações, cuidados e atenção por parte de ONGs, sob supervisão da Comissão de Bem-estar Animal da OAB, que está sempre atenta, orientando e fiscalizando. Mas a presença desses animais no local representa um problema de saúde pública, além de obstruir a utilização do espaço de convivência da população”, comenta Fabio Palmeira.

Ele explica que a solução para o caso será decidida em conjunto com os demais órgãos municipais. “Estamos conversando com os órgãos que têm atribuições pertinentes ao caso e dentro de 15 dias devemos nos reunir outra vez para avaliar a situação, de modo a garantir dignidade àqueles animais e a reativação daquele espaço público a seu devido uso e função, que é o convívio social, hoje obstruído no local por esse grave problema em que pessoas, de forma criminosa, descartam esses gatos diariamente no local”, afirma.

Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.