Oficinas definem novas ações do Programa Saúde na Escola
Capacitação foi direcionada a profissionais da saúde e técnicos da educação estadual e municipal
A Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) encerrou, nesta sexta-feira (11), o ciclo de Oficinas de Planejamento Integrado com as áreas técnicas da Saúde e da Educação, que integram o Programa Saúde na Escola. A atividade foi realizada com o objetivo de fortalecer as ações do programa e pactuar o planejamento integrado e intersetorial, visando a efetividade dessas ações.
Nesta sexta-feira (11), para finalizar a iniciativa, foi a vez de reunir, na SEMED, os setores da educação municipal, com a participação da Coordenação Geral de Programas e Projetos Educacionais e demais áreas que coordenam o desenvolvimento de ações do PSE no âmbito escolar.
A atividade foi iniciada na quarta-feira (09), no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA), fomentando o debate junto as áreas técnicas da rede de educação estadual que têm interface com as ações do programa.
Na quinta-feira (10), o trabalho contou com a participação das áreas técnicas da Saúde ligadas à Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e à Diretoria de Atenção à Saúde, além da Coordenação de Atenção Primária. Na oportunidade, a oficina realinhou e destacou as ações propostas pelo Saúde na Escola - determinadas pela Portaria Interministerial n° 1.055, de 25/04/2017 - que têm como finalidade manter uma prática mais ativa.
Com a realização de um evento como este, a Secretaria da Municipal de Saúde de Maceió (SMS) tenta buscar formas de trabalhos colaborativos a serviço da população com objetivo de gerar maior acesso à saúde pública, informação e aproximação de setores e comunidades. Dentre as ações foram debatidos e alinhados temas como a importância dos cuidados com os estudantes, para gerar motivação de promoção pelo autocuidado e prevenção.
A técnica responsável pelo Programa Saúde na Escola, Adriana Paula Xavier Araújo, reforçou a importância de um trabalho colaborativo em promoção de saúde e educação, dois campos sensíveis e indispensáveis para o crescimento saudável de uma sociedade.
“Nas oficinas foram apresentados a adesão bienal do ciclo 2021/2022, as ações do Programa Crescer Saudável, a interface com a matriz de indicadores para o Plano Municipal de Saúde 2022-2025 e o instrumento para o planejamento integrado setorial. Esses instrumentos possibilitam ações essenciais para garantirmos uma contribuição efetiva em ações de combate às drogas e à violência e formas didáticas e responsáveis de levar saúde aos estudantes, prevenindo e gerando consciência sobre temas como gravidez na adolescência, alimentação saudável e outros cuidados com a saúde”, destaca Adriana.
A técnica da Vigilância Epidemiológica, Rosaly Costa, participou da capacitação e ressaltou a importância do encontro, que considerou bastante produtivo.
“Foi muito interessante, pois houve um alinhamento de informações com todos os setores envolvidos, logo, teremos uma maior integração, para colocarmos em prática as ações propostas pelo PSE. Dessa forma, trabalhamos vários eixos, desde a prevenção de violência nas escolas, quanto orientações sobre educação nutricional, física, psicológica e outros”, revela a assistente social, que atua na área de vigilância das violências e acidentes.
“A realização das oficinas com a participação intra e intersetorial é extremamente importante para fortalecer a articulação entre as redes de saúde e educação propiciando a sustentabilidade das ações no enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento dos estudantes'', ressalta a gerente de Promoção e Educação em Saúde, Adriana Paffer.
O realinhamento foi feito entre profissionais da saúde de vários âmbitos municipais com os da educação para aplicar as 14 ações do PSE, dentre elas, o combate às droga e à violência, bem como o incentivo às práticas de alimentação saudável. Além disso, investir no repasse de informações sobre educação sexual com a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência e outras formas de gerar conhecimento e acesso à saúde pública nas escolas.
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