Oficinas de ovos de Páscoa vão estimular geração de renda para usuários de unidades de acolhimento

Atividade é uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Assistência Social

Cássia Oliveira/Ascom SMS 25/03/2022 às 15:00
Oficinas de ovos de Páscoa vão estimular geração de renda para usuários de unidades de acolhimento
Guloseima é a preferida da Páscoa. Reprodução/Internet

Para fomentar a autonomia e a qualidade de vida de usuários de equipamentos de acolhimento provisório no Município, as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social se uniram numa parceria para ofertar, a partir da próxima segunda-feira (28), Oficinas de Confecção de Ovos de Páscoa. A iniciativa tem a finalidade de aproveitar a referência da data comemorativa desta época para possibilitar uma fonte de renda para essas pessoas.

A oficina será realizada pelo Núcleo de Cultura e Reabilitação Social da Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) da SMS, que já atua no desenvolvimento de atividades culturais e de geração de renda para a reintegração dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Maceió. O Núcleo, que está localizado ao lado do CAPS Rostan Silvestre, em Jatiúca, também oferta oficinas de fotografia, capoeira, massoterapia e teatro.

“Temos trabalhado com a perspectiva de ampliar parcerias para a capacitação desses públicos, que enfrentam dificuldades para serem inseridos no mercado de trabalho, fator que acaba gerando mais angústia, ansiedade e depressão. Com a Semas, a ideia foi rapidamente adotada e beneficiará a população que faz uso das unidades de acolhimento do Município, fortalecendo sua autonomia e sua saúde mental”, afirmou o gerente do Núcleo de Cultura e Reabilitação Social, Aldelyane Nobre.

Cronograma das oficinas

Dia 28/03 (segunda-feira) - Casa Lar, às 9h

Endereço: Rua Antônio Moraes Costa, 06, Feitosa

Dia 29/03 (terça-feira ) - Casa de Passagem Familiar

Endereço: Ladeira Rosalvo Ribeiro, 87, Centro (subindo a ladeira da Catedral)

Dia 4/05 (segunda-feira) - Casa de Passagem Masculina Acolher, às 9h

Endereço: Rua Alameda das Manhãs, 28, Gruta de Lourdes

Dia 5/05 (terça-feira) - Casa de Passagem Feminina Luzinete Soares, às 9h

Endereço: Avenida Desembargador Barreto Cardoso, 428, Gruta de Lourdes

As atividades terão todo o material utilizado nas oficinas disponibilizados pela Semas, sendo realizadas uma vez por semana, nas próprias unidades de acolhimento institucional.

Acolhimento

De acordo com a Semas, o Município possui quatro unidades de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. São eles: Serviço de Acolhimento Institucional de Adoção Rubens Colaço, que recebe crianças de 0 a 7 anos; a Casa de Passagem Luzinete Soares de Almeida, que atende meninas de 7 a 17 anos; a Unidade de Acolhimento Institucional Acolher, que assiste meninos de 7 a 17 anos; e a Casa Lar, que recebe grupos de irmãos biológicos de ambos os sexos de 7 a 17 anos.

Há, também, duas unidades de acolhimento voltadas para a população em situação de rua, que são a Casa de Passagem Manoel Coelho Neto (conhecida como Albergue Municipal) e a Casa de Passagem Familiar, que acolhe prioritariamente famílias com gestantes e crianças. Por fim, existe a unidade Acolhimento Institucional Viva Vida, que atende a mulheres vítimas de violência.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.