Oficina promove saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho

Redação 10/05/2021 às 16:02
Oficina promove saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho

Projeto ‘Ouvindo os Servidores’ beneficiou profissionais da USF Cláudio Medeiros

Servidores da Unidade de Saúde da Família (USF) Cláudio Medeiros, localizada no bairro do Rio Novo, participaram na sexta-feira (7), de uma oficina do projeto “Ouvindo os servidores”, que tem o objetivo de promover saúde e qualidade de vida no trabalho por meio de grupos de conversação. A iniciativa é do Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (SASS) da SMS em parceria com a equipe 9 do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf).

Servidores participam de dinâmica. Foto: Equipe USF Cláudio Medeiros.

Segundo André Oliveira, coordenador do SASS, o projeto vem sendo posto em prática em algumas unidades de saúde de Maceió. “Neste dia, os servidores da USF Cláudio Medeiros participaram de ações de promoção à saúde, com dinâmicas, momentos de relaxamento, o que melhora a qualidade de vida dessas pessoas, o ambiente de trabalho e, consequentemente, o atendimento ao usuário, pois servidor bem cuidado atende melhor aos cidadãos. Precisamos cuidar de quem cuida”, disse.

Momentos de auriculoterapia. Foto: Equipe – SASS

Além de promover práticas que favoreçam a qualidade de vida e bem-estar nos ambientes de trabalho, também são realizadas ações de acompanhamento contínuo da saúde dos servidores, por meio de atividades preventivas que possam intervir no processo de adoecimento, tanto no aspecto individual quanto nas relações coletivas.

Servidores que participaram da ação. Foto: Equipe – SASS

Após a realização da oficina na unidade, a Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CGDRH) atenderá as demandas detectadas durante o diálogo com os servidores.

Serviços oferecidos – O trabalho desenvolvido pelo SASS é multidisciplinar e conta com profissionais de psicologia, nutrição, fisioterapia, biomedicina, educação física e assistência social. Além dos programas oferecidos, o setor também oferece aferição de pressão e glicose e sessões de relaxamento como aurículo terapia, massoterapia e música.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.