Oficina capacita Atenção Primária sobre identificação de demência na pessoa idosa
Evento visa atualizar profissionais sobre prevenção, identificação, diagnóstico e acompanhamento na Atenção Primária

Com o intuito de fortalecer a prestação de serviços para a pessoa idosa, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, nesta quinta-feira (14), uma oficina sobre avaliação multidimensional e identificação da demência na Atenção Primária. O evento, que ocorreu no auditório da Polícia Federal, em Jaraguá, visa atualizar e qualificar os profissionais da rede municipal.
A iniciativa do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa de Maceió reuniu representantes da SMS e do Ministério da Saúde (SMS) para dialogar sobre as experiências exitosas e debater os desafios e vivências nas Unidades de Saúde sobre à prestação de serviços do público de 60 anos ou mais.
Na ocasião, a palestra ministrada por Bárbara Magalhães, assessora técnica da Atenção Nacional à Saúde da Pessoa Idosa, discutiu sobre acolhimento, manejo, prevenção e diagnósticos sobre os sintomas de demência na pessoa idosa.
Foi ressaltada a necessidade do histórico do usuário, através de investigação familiar e prontuários. Além disso, houve orientações sobre abordagem no acompanhamento dos usuários, de modo à investigar de maneira humanizada casos de quadro evolutivo no que se refere à questão motora e cognitiva para gerar encaminhamentos.
Foram discutidas também questões de doenças crônicas, cuidados e prevenção, de modo a orientar e atualizar os profissionais sobre acompanhamento adequado e humanizado. Além disso, foram fornecidas informações sobre medicamentos de uso controlado.
De acordo com a coordenadora de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da SMS, Denyse Maia, a pessoa idosa sofre com o etarismo e proporcionar bem-estar e qualidade de vida é uma obrigação na Atenção Primária.
“Este treinamento tem o objetivo de qualificar as equipes para a realização da avaliação multidimensional por meio do uso do Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional para a identificação da demência. Nossos profissionais devem estar preparados para assistir de forma humanizada e adequada, com finalidade de acompanhar e proporcionar bem-estar e qualidade de vida à pessoa idosa”, ressalta Denyse Maia.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.