Oferta de tratamento precoce marca enfrentamento à Covid
Unidades de Referência em Síndrome Gripal foram implantadas na capital
Com o surgimento de casos do novo coronavírus em Maceió, a SMS desenvolveu uma série de ações para garantir a saúde e segurança dos maceioenses, além de prestar um atendimento na fase inicial das síndromes gripais, evitando a evolução dos casos para internamentos e óbito.
Entre essas ações está a implantação de quatro Unidades de Referência em Síndrome Gripal localizadas em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de atender melhor os maceioenses que utilizam o SUS. As unidades Jorge Duarte Quintela Cavalcante (Graciliano Ramos), Walter de Moura Lima (Santa Amélia), Novo Mundo e Maria Conceição Paranhos (Jacarecica) realizaram de maio a dezembro mais de 40 mil atendimentos e cerca de 14.133 exames para detecção da Covid-19, entre testes rápidos e RT-PCR.
A aposentada Nazaré Teixeira foi uma das beneficiadas pelo atendimento precoce nestas unidades. Ela estava com tosse, febre e dor de cabeça quando decidiu procurar a Unidade de Referência em Síndrome Gripal do Novo Mundo. Com um atendimento humanizado e profissionais qualificados, a usuária, que voltou à unidade para o retorno com o médico, conta como foi a assistência recebida.
“Eu vim aqui e foi bem rápido. Passei pela triagem e depois a médica atendeu e me passou alguns remédios e exames”, disse a paciente que, por ser cadeirante, estava acompanhada de sua filha, Diana Teixeira. “No outro dia, a gente só veio fazer o exame de sangue e trazer o resultado da tomografia”, relatou Diana.
Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Maceió, por meio da SMS, também não mediu esforços no que se refere a compras de equipamentos de proteção individual, medicamentos e equipamentos médico-hospitalares. O investimento já ultrapassa a marca de R$ 3 milhões. Até dezembro, foram abertos 21 processos de aquisição, sendo dez lá finalizados, nove em andamento e dois que resultaram em ata de registro de preços, destinados a atender a demanda desses insumos à medida que for surgindo a necessidade.
Após alguns meses dos primeiros casos na capital, a equipe técnica da SMS percebeu que muitas pessoas que haviam sido infectadas pelo vírus, mas já estavam curadas, continuavam apresentando sintomas da doença. Com isso, foi implantado um Centro de Especialidades para tratamento das sequelas da Covid-19 e outras síndromes gripais.
Desde a inauguração, em 13 de agosto deste ano, já foram realizados mais de 1.800 atendimentos com pneumologistas, cardiologistas, neurologistas, otorrinolaringologistas, nefrologistas, alergologistas, infectologistas e outros especialistas.
A unidade leva o nome da médica Eliane Buarque de Freitas Machado, que faleceu dia 11 de maio, aos 63 anos, em decorrência da Covid-19. A pediatra renomada atuava como diretora administrativa de uma clínica particular de Maceió e dedicou mais de 30 anos de sua vida à Medicina.
Além das unidades, dois serviços não presenciais foram implantados: o Call Center da SMS e o Atende em Casa. Com médicos, enfermeiros e psicólogos, o Call Center da SMS, que funciona por meio do número 156, realizou cerca de 5.800 atendimentos desde o início dos atendimentos, em março.
Já o Atende em Casa, que pode ser acessado por um smartphone ou computador por meio deste link https://www.atendeemcasa.maceio.al.gov.br/), realizou aproximadamente 900 atendimentos até dezembro de 2020.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Ao acessar a plataforma, o paciente insere informações pessoais e inicia o atendimento, assinalando os sintomas que apresenta. A depender dos sintomas, o próprio aplicativo já passa as orientações, sejam referentes ao isolamento social ou medidas de segurança e higiene. Caso sejam necessárias orientações mais específicas, o usuário é direcionado para uma tela na qual recebe o devido atendimento médico.
Graziela França e Polyanna Monteiro/ Ascom SMS
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.