Núcleos de Atividades Físicas promovem saúde mental

Práticas têm sido importantes aliadas no aumento da qualidade de vida de usuários do SUS

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 02/02/2022 às 11:48
Núcleos de Atividades Físicas promovem saúde mental
Usuários dos NAFs do Rio Novo e Fernão Velho foram até o mirante do Santa Amélia. Foto: NAF - Maceió

A Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES), por meio dos Núcleos de Atividades Físicas (NAFs) do Município, continuam realizando atividades alusivas a campanha do Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Nesta semana, foram contemplados os moradores dos bairros Salvador Lyra, Fernão Velho, Rio Novo, Canaã e Santo Amaro.

No Salvador Lyra, teve oficina de dança e lanche coletivo, além das fundamentais rodas de conversa, que também ocorreram nos Núcleios do Canaã e Santo Amaro. Dentre os temas, estavam dinâmicas para lidar com as emoções e a importância de hábitos saudáveis para o equilíbrio mental. Já os usuários do Rio Novo e Fernão Velho, participaram de uma caminhada com visita ao Mirante de Santa Amélia para apreciação do pôr do sol.

As ações se estenderam até o mês de fevereiro, pois alguns encontros pontuais foram remarcados em virtude de afastamentos de servidores e usuários infectados ou com suspeita de Covid-19.

Atividades junto aos usuários do Núcleo de Salvador Lyra. Foto: SMS
Atividades junto aos usuários do Núcleo de Salvador Lyra. Foto: SMS

Segundo o educador físico e responsável técnico pelos Núcleos de Atividades Físicas, Reinaldo Alves, a oferta de práticas corporais e atividades físicas de forma gratuita é uma etapa importante na garantia de uma melhor qualidade de vida.

“A atividade física é crucial na manutenção da saúde mental, que já vem sendo comprometida desde o início da pandemia. Para oferecer o serviço, temos educadores físicos que desenvolvem grupos de atividades, de educação em saúde, orientações nutricionais, de xadrez, de auriculoterapia, além de atendimentos individuais e visitas domiciliares”, destaca Reinaldo.

Atividades no Núcleo do Canaã. Foto: SMS
Atividades no Núcleo do Canaã. Foto: SMS

Sobre os Núcleos de Atividades Físicas

As atividades dos NAFs acontecem dentro de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em espaços públicos. Maceió conta com 14 Núcleos distribuídos no Vergel do Lago, Jacintinho, Feitosa, Canaã, Santo Amaro, Pitanguinha, Fernão Velho, Rio Novo, Salvador Lyra, Osman Loureiro, Eustáquio Gomes, Graciliano Ramos, Guaxuma e Ponta da Terra. Todas as atividades realizadassão supervisionadas pelos profissionais que atuam nesses locais.

As práticas se dão tanto por demanda espontânea, como por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde. No primeiro caso, os interessados devem se direcionar a um dos NAFs e, havendo vaga disponível, os profissionais do local realizam entrevista e solicitação da documentação necessária para serem inseridos no grupo. Já a inserção via UBS, acontece quando a unidade percebe a necessidade no paciente e o encaminha para o Núcleo mais próximo de sua residência.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.