Núcleos de Atividade Física de Maceió promovem ações alusivas à campanha Outubro Rosa
Atividades voltadas ao estímulo de hábitos saudáveis aconteceram durante todo o mês nos 17 NAFs da cidade
Durante o mês de Outubro, a Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES), por meio do setor de Práticas Corporais e Atividade Física, realizou diversas atividades nos Núcleos de Atividade Física (NAFs) em alusão a campanha Outubro Rosa, dedicada a intensificação das ações de conscientização sobre prevenção contra o câncer de mama.
Dentre as ações desenvolvidas nos NAFs, da Secretaria de Saúde de Maceió, estiveram aulões de ginástica, oficinas e rodas de conversas. As atividades foram desenvolvidas nos 17 bairros onde já acontecem os encontros organizados pelos profissionais de saúde dos NAFs com a população local.
Para o responsável técnico pelos NAFs, Reinaldo Alves, a atividade física garante comprovada melhora na qualidade de vida das pessoas, afastando as chances do desenvolvimento de doenças como o câncer de mama.
“Nossa missão com os NAFs é mostrar para as pessoas que a prática de atividades físicas regular proporciona ganhos incalculáveis para a saúde como um todo e isso é incrível porque a partir do momento que as pessoas entendem o poder que o exercício tem sobre o estado de saúde delas, tudo fica mais fácil. O corpo passa a responder de forma positiva e a prevenção contra doenças como o câncer de mama acontece verdadeiramente”, pontuou.
Núcleos de Atividade Física em Maceió
Os Núcleos de Atividade Física têm a finalidade de promover o acesso gratuito da população à prática de exercícios para a promoção de hábitos saudáveis e a prevenção de problemas de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza – por meio do setor de Práticas Corporais e Atividade Física da Gerência de Promoção e Educação em Saúde(GPES) – 17 Núcleos de Atividade Física, que estão instalados nos bairros Ponta da Terra, Vergel do Lago, Canaã, Santo Amaro, Pitanguinha, Fernão Velho, Rio Novo, Feitosa, Jacintinho, Serraria, Osman Loureiro, Eustáquio Gomes, Salvador Lyra, Graciliano Ramos e Guaxuma.
A inclusão do usuário para participar das práticas se dá tanto por demanda espontânea como por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). No primeiro caso, interessados se direcionam a um dos NAFs e, havendo vaga disponível, os profissionais do local realizam entrevista e solicitação da documentação necessária para serem inseridos no grupo. Já a inserção via UBS acontece quando a unidade percebe a necessidade no paciente e o encaminha para o núcleo mais próximo de sua residência.
Mais informações podem ser esclarecidas no 3312-5429, das 8h às 14h.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.