Núcleo de Saúde da Família de Maceió capacita profissionais de municípios alagoanos

Redação 09/12/2021 às 14:22
Núcleo de Saúde da Família de Maceió capacita profissionais de municípios alagoanos

Treinamento foi ministrado a convite da Saúde do Estado, em reconhecimento à qualidade do trabalho desempenhado na capital

Com o intuito de ampliar conhecimento e aumentar a qualidade da assistência em saúde a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) iniciou, nesta quinta-feira (9), uma capacitação para 100 profissionais de municípios que compõem a primeira e a segunda macrorregiões de Saúde de Alagoas. O evento foi organizado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

No encontro, profissionais que compõem as equipes do Nasf Maceió repassaram informações relacionadas à estrutura do SUS, do processo de trabalho multiprofissional na Atenção Básica, da humanização na atuação, além de ferramentas tecnológicas que auxiliam no trabalho do dia a dia.

Nasf de Maceió capacita profissionais de municípios alagoanos. Foto: Ascom SMS

A supervisora de Educação e Promoção da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Nelita Rodrigues, explica que o evento foi pensado após os municípios manifestarem desejo de atualização, depois do período de isolamento decorrente da pandemia. A supervisora afirma que pensou na parceria com o Núcleo de Maceió por acreditar ser uma equipe muito bem estruturada e com resultados significativos.

“Há algum tempo, estive em uma reunião com o Nasf de Maceió e me deparei com profissionais muito qualificados, que colecionavam experiências exitosas e isso me fez convidá-los para organizar, junto com a Sesau, esse momento de compartilhamento e muito aprendizado”, revelou Nelita.

Nasf de Maceió capacita profissionais de municípios alagoanos. Foto: Ascom SMS

O coordenador do Nasf de Maceió, Berto Gonçalo, destacou a importância do evento para o aprimorar conhecimentos, fortalecendo a assistência em todos os territórios.

“Maceió tem uma proposta bem alinhada e hoje estamos ampliando esse saber para nossos colegas que atuam em outros municípios. Certamente, esse encontro será de grande proveito para todos e renderá bons frutos, principalmente no que diz respeito à assistência em saúde ofertada ao usuário”, destacou.

Nasf de Maceió capacita profissionais de municípios alagoanos. Foto: Ascom SMS

Patrícia Tavares é assistente social e atua há nove anos no município de São Brás, Agreste do estado. Para ela, a capacitação é a oportunidade de se inteirar sobre todas as novidades que surgiram durante o período de isolamento, decorrente da pandemia da Covid-19.

“Todo aprendizado é lucrativo e nosso objetivo aqui é estarmos alinhados com o que há de melhor e mais atual, trocando experiências e ideias que vão acrescentar em nossa atuação e melhorar o atendimento dos usuários assistidos em nosso município”, ressaltou.

Nasf de Maceió capacita profissionais de municípios alagoanos. Foto: Ascom SMS

A capacitação para profissionais do Nasf e Equipes Multiprofissionais acontecerá em dois dias. O segundo dia do evento acontecerá nessa sexta-feira (10).

Polyanna Monteiro/Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.