Núcleo Ampliado de Saúde da Família promove roda de conversa sobre empoderamento feminino

Ação enfatizou a atuação da mulher no ambiente profissional e destacou melhorias no acolhimento dos serviços de saúde e assistência social

Nesttor Netto (estagiário)/Ascom SMS 23/03/2023 às 11:58
Núcleo Ampliado de Saúde da Família promove roda de conversa sobre empoderamento feminino
A roda de conversa contou com participação de diversas profissionais do IV. Foto: Cortesia Enasf

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), em parceria com a Atenção Primária de Maceió, promoveu, nessa quarta-feira (22) uma roda de conversa sobre saúde e educação para profissionais do  IV Distrito Sanitário de Maceió. A reunião aconteceu no Centro Referência em Assistência Social (CRAS) do Rio Novo e contou com a temática de empoderamento feminio, em alusão ao mês da mulher.

A roda de conversa teve o intuito de atualizar e orientar as profissionais de diversas unidades assistenciais e de saúde, sobre o acolhimento e manejo com usuárias dos serviços, além de fortalecer a atuação de gênero e empoderamento feminino no campo profissional. 

A reunião teve também o objetivo de enaltecer a Promoção de Educação Permanente,  que faz parte de uma Política Nacional e visa melhorar os serviços ofertados à população, acolhendo as mulheres que chegam aos serviços de saúde e assistência de forma qualificada. 

O encontro aconteceu com o grupo de ações compartilhadas que  possui em sua composição equipes como, NASF 9, o próprio CRAS Rio Novo, CRAS Fernão Velho, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Santa Lúcia, Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), CAPS Sadi Carvalho, CAPS de Álcool e outras Drogas (AD) Everaldo Moreira e equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A intersetorialidade e o trabalho colaborativo tem a finalidade de fortalecer a atuação de duas áreas essenciais para a população, a saúde e a assistência social. 

A professora da Faculdade de Assistência Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Andreia Pacheco, e mediadora do bate-papo, falou sobre a importância de existir e resistir, como uma forma de autocuidado na luta pelos direitos e realização da mulher.

“Temos a capacidade de ressignificar as vivências para transformar as experiências em sinônimo de força, determinação, gerar visibilidade da mulher em uma sociedade patriarcal, e somos excelentes profissionais. Esse pensamento se inicia em nós mesmas. Com o empoderamento e todo o acolhimento com as usuárias, conseguiremos compartilhar experiências e suscitar a autorreflexão para que dessa forma possamos influenciar e cuidar mais da saúde e do ser mulher”, reflete.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.