Núcleo Ampliado de Saúde da Família promove evento que estimula a prática de atividades corporais

E-NASF em Movimento teve o objetivo de estimular a prevenção ao sedentarismo

Marília Ferreira/Ascom SMS 19/10/2022 às 15:56
Núcleo Ampliado de Saúde da Família promove evento que estimula a prática de atividades corporais
Ação ocorreu no Sesc Guaxuma e reuniu usuários de unidades de saúde de Maceió. Foto: Nasf Maceió

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde – e-NASF/APS realizou, nesta terça-feira (18), mais uma ação do “E-NASF em Movimento: promovendo saúde com qualidade”. O evento ocorreu no Sesc Guaxuma e teve o objetivo de estimular o desenvolvimento de práticas corporais como fator determinante de promoção à saúde e prevenção ao sedentarismo.

A ação reuniu usuários das unidades que integram a Estratégia de Saúde da Família (ESF) - adolescentes, adultos e idosos - e contou com atividades como alongamento, dança, ginástica, futebol, hidroginástica, pilates, karaokê e quick massage, brincadeiras populares, caminhada, step, jogos de tabuleiro e um circuito psicomotor, além de lazer na piscina.

A ação também contou com a participação da banda da Guarda Municipal, que alegrou o evento trazendo seu repertório musical. Além disso, houve aferição de pressão arterial e glicemia para os participantes.

“O objetivo do e-NASF em Movimento foi promover um dia de integração e incentivar o hábito de práticas saudáveis, como alimentação e exercício físico, fortalecendo os grupos que já existem nos territórios em que o NASF atua”, destacou a preceptora e responsável técnica pelo NASF, Kelly Luz. 

Na oportunidade houve um momento alusivo à campanha Outubro Rosa com ações de educação em saúde. Os profissionais realizaram palestras sobre prevenção ao câncer de colo do útero e câncer de mama, alimentação saudável, diabetes e hipertensão.  

Formadas por profissionais que integram várias áreas como Educação Física, Nutrição, Medicina, Serviço Social e outras, as equipes do Nasf atuam em unidades de saúde dos oito Distritos Sanitários do Município e trabalham com a finalidade de estimular essas e outras mudanças na vida das pessoas, por meio da promoção da saúde.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.