Novembro Azul: Unidade de Saúde em Ipioca promove ação de promoção à saúde do homem

Profissionais da USF Jorge David Nasser ministraram palestras com o objetivo de levar informação e esclarecer dúvidas de usuários sobre o câncer de próstata

Marília Ferreira/Ascom SMS 22/11/2022 às 11:01
Novembro Azul: Unidade de Saúde em Ipioca promove ação de promoção à saúde do homem
Ação foi organizada pelos profissionais que atuam no Corujão da Saúde da unidadeFoto: Cortesia

As Unidades de Saúde de Maceió seguem empenhadas em conscientizar os maceioenses sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Nesta segunda-feira (21), a Unidade de Saúde da Família (USF) Jorge David Nasser, localizada em Ipioca, promoveu uma ação alusiva à campanha Novembro Azul. A atividade foi organizada pelos profissionais que atuam no Corujão da Saúde da unidade.

Na ocasião, os usuários da USF David Nasser participaram de palestras ministradas pelos profissionais, que trouxeram temas como “Desmistificando o câncer de próstata” e “A cultura do não sentir e a saúde do homem”. Em seguida, o público masculino tirou dúvidas e recebeu brindes da equipe de saúde.  

A enfermeira Iara Francisca Coloia foi uma das facilitadoras da ação. Foto: Cortesia
A enfermeira Iara Francisca Coloia foi uma das facilitadoras da ação. Foto: Cortesia

Para Iara Francisca Coloia, enfermeira do Corujão da Saúde da USF Jorge David Nasser, a ação teve o objetivo de estimular a prevenção, o diagnóstico precoce e a promoção da saúde do homem.

“O Novembro Azul é uma campanha de conscientização instituída em favor da prevenção do câncer de próstata e de outras doenças que afetam diretamente os homens. O objetivo é estimular o diagnóstico precoce, juntamente com o tratamento eficaz, a fim de garantir a manutenção da saúde masculina. E nós, profissionais de unidades de saúde temos a função de levar informações, esclarecimentos, acolhimento, prevenção e promoção da saúde masculina”, afirma.

Ela ainda ressalta o alto índice de casos de câncer de próstata no país e destaca a importância dos homens procurarem as unidades de saúde. “Só no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e 65.840 novos casos são identificados a cada ano, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Um simples exame pode salvar uma vida. Por isso, orientamos ao público masculino que procure as unidades de saúde para cuidar da saúde. Não deixe que a masculinidade te impeça de se cuidar", completa. 

Ações durante todo o mês

Durante o mês de novembro, a Saúde de Maceió está realizando diversas ações junto aos usuários. Consultas com clínicos e urologistas, exames preventivos e esclarecimentos acerca da diferença entre rastreio e detecção precoce do câncer de próstata, além de testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e demais serviços de saúde fazem parte das atividades alusivas à campanha Novembro Azul.

As ações desenvolvidas ao longo do mês pretendem aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata, que é a segunda causa que mais gera mortes entre os homens, ocorrendo anualmente, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em mais de 1,3 milhão de homens em todo o planeta.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.