Novembro Azul: UDA Dr Gilberto de Macedo realiza ações de prevenção à saúde do homem

Entre as atividades oferecidas, os usuários puderam contar com palestras educativas, consultas, vacinação, práticas corporais, entre outras

Ana Cecília da Silva / Ascom SMS 24/11/2022 às 10:51
Novembro Azul: UDA Dr Gilberto de Macedo realiza ações de prevenção à saúde do homem
Homens contaram com práticas corporais, como alongamento. Foto: Cortesia

A Unidade Docente Assistencial (UDA) Dr. Gilberto de Macedo (UDA-UFAL), localizada no Conjunto Village Campestre I, realizou nessa quarta-feira (23), uma ação alusiva a campanha do Novembro Azul, mês que busca sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.

Durante a ação, foram realizadas práticas corporais, rodas de conversa sobre os principais tipos de câncer que acometem aos homens, como o câncer de próstata, câncer de pênis e infecções sexualmente transmissíveis. Além disso, os homens também puderam contar com consultas, solicitação de exames preventivos, vacinação, testes rápidos para IST/Aids e Hepatites Virais, avaliação odontológica e momentos de autoestima e beleza, com massoterapia e cortes de cabelo.

Usuários contaram com consultas médicas. Foto: Cortesia
Usuários contaram com consultas médicas. Foto: Cortesia

De acordo com Suerda Medeiros, apoio técnico da UDA Dr. Gilberto de Macedo, os homens ainda tem muita resistência a procurar por atendimento médico e o objetivo da ação foi justamente trazer os homens para a Unidade de Saúde e oferecer todos esses serviços.

“Após os atendimentos, os homens foram direcionados para a regulação e já saíram com seus exames marcados e com data de retorno para apresentarem seus exames ao médico. Nosso objetivo foi garantir o fluxo completo do rastreio preventivo de câncer de próstata. Ficamos muito satisfeitos com a adesão da comunidade e o feedback dos usuários após a ação”, destaca Suerda Medeiros.

Sobre o Novembro Azul

A prevenção ao câncer de próstata é o principal objetivo do Novembro Azul, uma campanha de conscientização que nasceu na Austrália em 2003 e chegou com força ao Brasil em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia.

As ações desenvolvidas ao longo do mês de novembro pretendem aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata, que é a segunda causa que mais gera mortes entre os homens, ocorrendo anualmente, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em mais de 1,3 milhão de homens em todo o planeta.

A campanha busca, ainda, assegurar um cuidado integral àquele homem que precisa dos serviços de saúde e que pode ser afetado por outras enfermidades, como a obesidade e a hipertensão, que também vem afetando o bem-estar e a qualidade de vida desse público, gerando consequências graves como o infarto e o AVC.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.