Novembro Azul: UBS José Pimentel Amorim realiza ações de promoção à saúde do homem

Redação 25/11/2021 às 12:19
Novembro Azul: UBS José Pimentel Amorim realiza ações de promoção à saúde do homem

Usuários foram beneficiados com testes rápidos, encaminhamento para exames e orientações dos profissionais de saúde

Dando continuidade às atividades da campanha Novembro Azul – mês de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata –, a Unidade Básica de Saúde José Pimentel Amorim, localizada no bairro do Salvador Lyra, realizou, nesta quarta-feira (24), diversas ações voltadas à promoção da saúde do homem. Com público-alvo a partir de 40 anos, participaram 42 homens, todos usuários da unidade.

Profissionais realizam testes rápidos, encaminhamento para exames e palestra sobre câncer de próstata e pênis. Foto: Ascom SMS

Durante a ação, foram ofertados testes rápidos para detectar doenças como HIV, sífilis e hepatites B e C, testes de glicemia e aferição de pressão. Além disso, o público masculino também recebeu encaminhamento para realização de exames (Antígeno Prostático Específico – PSA, ultrassom da próstata, hemograma, creatinina, uréia e ácido úrico) e orientações dos profissionais de saúde da unidade.

“Fizemos esta ação para conscientizar o público masculino sobre a importância da realização dos exames precoces para evitar o câncer de próstata, tanto o PSA como o exame do toque, dependendo da necessidade. Além disso, também fizemos um chamamento para que eles fiquem atentos em relação a outras doenças que podem levar até elevar o risco do câncer de próstata, por isso, o cuidado com a saúde como um todo é fundamental”, destacou a gerente da UBS Pimentel Amorim, Vanessa Oliveira.

Além da oferta de exames, os usuários participaram da “Blitz do Conhecimento: mitos e verdades sobre o câncer de próstata e câncer de pênis”, conduzida pelos preceptores da Faculdade Estácio, Douglas Melo e Silvia Helena Bibiano, junto à equipe de estagiários e profissionais de Enfermagem da Unidade.

Marília Ferreira/Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.