Novembro Azul: Saúde promove ações na orla lagunar nesta quarta-feira (17)

Redação 16/11/2021 às 12:11
Novembro Azul: Saúde promove ações na orla lagunar nesta quarta-feira (17)

Mobilização marca Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata com atividades educativas para o público masculino

O Programa Municipal de Saúde do Homem promove, nesta quarta-feira (17), a partir das 8h30, uma série de ações alusivas à campanha do Novembro Azul, destinada à conscientização para a saúde do homem com ênfase na prevenção, detecção e cuidado ao câncer de próstata. As atividades ocorrem na orla lagunar, no Papódromo, e também celebram o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Segundo a responsável técnica pelo Programa de Saúde do Homem do Município, Camila Calaça, a ação é direcionada a toda a população masculina da região do Dique Estrada.

“Durante a atividade, vamos atualizar as cadernetas de vacinação; disponibilizar testes rápidos para detectar HIV, Sífilis e Hepatites Virais; distribuir preservativos; além da verificação da pressão arterial e testes de glicemia. Também contaremos com as equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família com atividades educativas para esse público e uma apresentação cultural do Batuque Mundaú, ligado às equipes do Consultório na Rua”, destaca.

Camila Calaça, responsável técnica pelo Programa de Saúde do Homem de Maceió

“Vamos encaminhar os homens para atendimentos médicos na Unidade de Saúde CAIC Virgem dos Pobres e o paciente que precisar de atendimento com urologista já vai sair com data agendada para ir ao especialista na UBS Roland Simon, no Vergel do Lago, que é Unidade de Referência para o II Distrito Sanitário”, completa Camila.

Ações de Saúde Bucal

O dia também terá a participação da Gerência de Saúde Bucal, que vai levar dois consultórios móveis para o local para avaliar a necessidade de tratamento odontológico por parte desses homens. As equipes de odontologia farão exames na cavidade oral e glândulas do pescoço para avaliar sinais e sintomas de câncer bucal.

As equipes vão distribuir kits de higiene oral com demonstração de técnicas corretas de escovação, enfatizando a importância do autocuidado.

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento do Novembro Azul, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem o público masculino.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), dentre os fatores associados ao desenvolvimento da doença estão o estilo de vida, a idade avançada, obesidade, hereditariedade e exposição a componentes como arsênio, fuligem e produtos derivados do petróleo.

A capital tem 160.727 homens dentro da faixa etária de 40 a mais de 80 anos – idades que apresentam maiores índices da doença. Destes, em média 15% são diagnosticados com câncer de próstata anualmente, por isso a necessidade de campanhas preventivas voltadas para esse público.

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.