Novembro Azul: capacitação aborda atenção integral à saúde do homem

Ação está inclusa no cronograma da campanha Novembro Azul, que visa intensificar ações voltadas à sensibilização da população masculina em relação aos cuidados com a saúde

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 17/11/2022 às 12:29
Novembro Azul: capacitação aborda atenção integral à saúde do homem
Capacitação foi dirigida aos servidores da Saúde. Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió promoveu, nesta quinta-feira (17), a capacitação sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). O evento, que foi organizado pelo Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem da SMS, teve como público-alvo os profissionais que atuam na Rede Municipal de Saúde de Maceió. A ação está inclusa no cronograma da campanha Novembro Azul, que visa intensificar ações voltadas à sensibilização da população masculina em relação aos cuidados com a saúde.

Como palestrante do curso, o evento contou com a técnica da Coordenação Nacional da Saúde do Homem, Julianna Takarabe. A consultora trouxe aos presentes informações sobre a recente revisão da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, levando os participantes à reflexão sobre o perfil do público masculino de cada território e estratégias de acesso e assistência aos homens da capital.

“Nossa conversa de hoje vem para capacitar e instrumentalizar os profissionais da Saúde para aperfeiçoar o atendimento aos homens de Maceió. Para isso, apresentaremos dados sobre saúde do homem no Brasil e falaremos sobre as alterações da política nacional que ocorreu em 2021 na qual incluímos, dentre outros assuntos, os cinco eixos temáticos que passam pelo acesso e acolhimento, prevenção de violências e acidentes, doenças prevalentes na população masculina, paternidade e cuidado e sexualidade responsável e planejamento familiar”, explicou a técnica.

Julianna Takarabe, técnica da Coordenação Nacional da Saúde do Homem. Foto: Ascom SMS
Julianna Takarabe, técnica da Coordenação Nacional da Saúde do Homem. Foto: Ascom SMS

A coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem, Camila Calaça, ressaltou a alta adesão de profissionais  ao curso e afirmou que o evento terá grande efeito na assistência dos maceioenses.

“Hoje contamos com a participação de 50 profissionais das mais diversas áreas da Saúde de Maceió. Trabalhadores que terão acesso a informações como as novas portarias direcionadas ao tema, estratégias de acolhimento da população masculina, formas de condução no caso das doenças prevalentes no público e outros temas importantes que irão qualificar ainda mais os presentes e aperfeiçoar o atendimento na Atenção Primária”, pontuou.

Camila Calaça, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem. Foto: Ascom SMS
Camila Calaça, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem. Foto: Ascom SMS

Ana Nogueira é assistente social na Unidade de Saúde da Família Village Campestre I. A profissional esteve presente no evento e ressaltou a importância do conteúdo repassado no dia para o trabalho junto aos homens que residem no entorno da unidade.

“Percebemos grande resistência dos homens para procurar atendimento na unidade de saúde e essa capacitação, além de abordar temas importantes como dados referentes ao público, também nos mostra estratégias de melhor alcance desses homens e isso é necessário em nosso dia a dia. Estou animada para levar os conhecimentos repassados aqui para a atuação diária na unidade”, disse.

Ana Nogueira, assistente social na Unidade de Saúde da Família Village Campestre I. Foto: Ascom SMS
Ana Nogueira, assistente social na Unidade de Saúde da Família Village Campestre I. Foto: Ascom SMS

O responsável técnico pelo setor de Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), Marcos Martins, um dos parceiros da capacitação, fala sobre a importância do evento.

“Acreditamos muito que o segredo da boa assistência passa pela capacitação constante dos profissionais, pois eles que estão diariamente no atendimento individual do usuário. Então, eles precisam entender mais do que ninguém sobre o público para que possam atuar da melhor forma no cuidado do público masculino”, enfatizou.

Marcos Martins, responsável técnico pelo setor de Saúde do Homem da Sesau.  Foto: Ascom SMS
Marcos Martins, responsável técnico pelo setor de Saúde do Homem da Sesau. Foto: Ascom SMS

Profissionais que estiveram presentes na capacitação receberão certificado de participação e aproveitamento máximo do evento.

Demais ações do Novembro Azul

Unidades de saúde vêm realizando, durante todo o mês, ações junto aos usuários. Consultas com clínicos e urologistas e de exames preventivos e esclarecimentos acerca da diferença entre rastreio e detecção precoce do câncer de próstata, além de testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) fazem parte das atividades.

Na unidade de referência para especialidades médicas, o PAM Salgadinho, também realiza, no dia 24, um Dia D da ação, com a oferta de testes rápidos para HIV, Hepatites B e C e Sífilis, no bloco I; ultrassonografias do abdômen e prostáticas, além de peniscopia; consultas com angiologista e geriatra; atendimento odontológico, exames laboratoriais e palestras educativas.

“Neste período, também estaremos intensificando o atendimento na parte alta da cidade. Na Unidade de Referência (URS) Ib Gatto Falcão, no Tabuleiro, nossos usuários terão à disposição 12 consultas a mais por semana com o médico urologista, além do atendimento normal. E nas unidades contempladas com o horário estendido do Corujão da Saúde, o atendimento, na semana de 21 a 25 deste mês, será prioritário para a população masculina”, frisou Camila Calaça.

A equipe do Programa fará ainda palestras externas ao ambiente de saúde. No dia 21, a apresentação de informações sobre os cuidados preventivos voltados à saúde do homem e sobre os serviços disponibilizados pelo município será feita na Associação dos Hemofílicos. O mesmo conteúdo também será abordado no dia 28, no Centro Especializado em Reabilitação IV, encerrando as atividades do mês.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.