No Mês do Psicólogo, Nasf comemora atuação na Saúde de Maceió

Redação 10/08/2021 às 09:15
No Mês do Psicólogo, Nasf comemora atuação na Saúde de Maceió

Encontro contou com troca de experiências profissionais, coffee break e sorteio de brindes

“Eu decidi ser psicóloga mesmo antes de entender bem as coisas da vida e hoje tenho certeza de que essa profissão é uma missão, um dom recebido”. A declaração foi dada, na manhã desta terça-feira (10), pela psicóloga Micaela Gomes aos seus colegas de profissão que, assim como ela, estiveram presentes no encontro que reuniu todos os psicólogos atuantes no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A reunião, que acontece bimestralmente para alinhamento das rotinas de trabalho, teve caráter especial e comemorativo em alusão ao dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto.

Reunião discutiu rotinas e comemorou o dia do Psicólogo. Foto: Ascom/SMS

Continuando sua fala, Micaela compartilhou, ainda, que decidiu exercer a profissão aos 7 anos de idade por influência de sua tia, também psicóloga.

“Minha tia trabalhava em um Hospital Psiquiátrico daqui de Maceió e me lembro que, às vezes, ia buscá-la e ficava olhando aquele lugar e sentia muita vontade de fazer o que ela fazia. Aos 9 anos, eu abri pela primeira vez um livro de Freud e, mesmo sem entender bem a mensagem passada eu fiquei encantada com tudo o que li”, contou Micaela.

Micaela Gomes deu seu depoimento em troca de vivências. Foto: Ascom/ SMS

Marcele Apratto, que também é psicóloga do Nasf, organizou o momento de acolhimento e destaca a importância do evento no que diz respeito à valorização do psicólogo diante de sua atuação na Saúde pública.

“A demanda por atendimento psicológico tem crescido muito nos últimos tempos, principalmente nesse período de pandemia e nós, que somos profissionais da saúde pública, temos atuado de forma incansável. Por isso, esse momento de acolhimento, escuta e compartilhamento é tão importante. Esse é o nosso momento de falar, tirar dúvidas, ouvir e comemorar nossa escolha por essa profissão”, pontuou a psicóloga.

Marcele Apratto organizou e conduziu o evento. Foto: Ascom/ SMS

Psicólogo e coordenador da Área Técnica do Nasf, Berto Gonçalo afirma que em média 500 pessoas são beneficiadas com o atendimento psicológico oferecido pelos Nasfs. Um trabalho que, segundo ele, nunca foi tão crucial e por isso merece todo o reconhecimento e apoio.

“Todos temos passado por muitas mudanças nos últimos anos e o trabalho do psicólogo vem sendo de fundamental importância para construir novos começos junto com cada maceioense afetado pelo meio. Por isso, nada mais justo do que comemorar esse mês tão especial para a categoria”, disse o coordenador.

Berto Gonçalo fala que evento valoriza profissional e garante serviço de qualidade. Foto: Ascom/ SMS

O Nasf

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família foi criado para dar apoio às Unidades de Estratégia de Saúde da Família (USF). São equipes com assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos veterinários, farmacêuticos, fonoaudiólogos e profissionais de educação física que fazem atendimentos individuais, domiciliares e grupais, dando suporte a todas as USFs da cidade. Atualmente, Maceió conta com 10 Nasfs que atuam em todas as USFs da cidade.

Polyanna Monteiro / Ascom/SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.