No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, II Centro de Saúde realiza ação educativa sobre a doença

Usuários da unidade participaram de palestras e receberam orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença

Marília Ferreira/Ascom SMS 24/03/2023 às 12:00
No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, II Centro de Saúde realiza ação educativa sobre a doença
Ação teve o objetivo de esclarecer e alertar a população sobre os riscos da doença. Foto: Cortesia

Nesta sexta-feira (24) é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Com o objetivo de esclarecer e alertar a população sobre os riscos da doença, profissionais do II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes, no Poço promoveram, na manhã desta sexta, uma sala de espera para os usuários da unidade de referência.

Na oportunidade, atividades educativas sobre a Tuberculose foram desenvolvidas e reforçadas com a distribuição de cartazes e panfletos informativos. Para a diretora do II Centro de Saúde, Vanessa Melo, transmitir conhecimento aos usuários é fundamental para que eles possam tirar todas as dúvidas relacionadas à doença.

“É de grande relevância fazer o repasse de informações aos usuários, nossas equipes estão sempre trabalhando com salas de espera para transmitir orientações pertinentes. A Tuberculose é uma doença que pode matar, porém quando não diagnosticada e tratada de forma adequada. Por isso, neste dia que é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, foi muito importante compartilhar as informações necessárias sobre a doença, para que nossos usuários se previnam e cuidem ainda mais da saúde”, afirma.

A diretora ainda ressalta que o II Centro de Saúde é a unidade de referência para o tratamento especializado em Tuberculose no Estado de Alagoas. Diariamente, equipes do Programa Municipal de Controle da Tuberculose da unidade recebem pacientes sintomáticos encaminhados de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos municípios de Alagoas para avaliação especializada no II Centro de Saúde.

“Como o II Centro de Saúde é a referência para o tratamento da tuberculose em Alagoas, os postos encaminham casos específicos como multirresistência, reações aos medicamentos da tuberculose, avaliações médicas de pacientes em tratamento de tuberculose. Os casos de tuberculose primária são tratados nas próprias unidades de saúde, porém esses casos mais complexos são encaminhados ao II Centro”, complementa.

Prevenção e tratamento

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da Tuberculose. A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção, e só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.