No Dia do Educador Físico, Saúde destaca serviços ofertados ao maceioense

Redação 01/09/2021 às 09:00
No Dia do Educador Físico, Saúde destaca serviços ofertados ao maceioense

Práticas têm sido importantes aliadas no aumento da qualidade de vida de usuários do SUS

Primeiro de setembro é o Dia do Educador Físico, profissional que atua de forma determinante na promoção da saúde física e mental. Atividades como avaliação física, controle e prescrição de exercícios e treinamentos nas várias modalidades desportivas estão entre as competências inerentes a essa profissão, essencial para o ser humano, com lugar de destaque na pandemia.

Por entender a importância das práticas corporais para a saúde das pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde conta com a atuação diária de profissionais de educação física nas unidades de saúde e espaços públicos da cidade, onde usuários do SUS realizam atividades físicas sob supervisão dos profissionais para manutenção da saúde e aumento de qualidade de vida.

Saúde manteve oferta de atividades físicas nas unidades durante a pandemia. Foto: Divulgação

Dentre os serviços oferecidos pela SMS nesse sentido está o desenvolvido pelos 14 Núcleos de Atividade Física (NAFs) que atualmente acontecem dentro de Unidades Básicas de Saúde e em espaços públicos localizados em bairros como Vergel, Jacintinho, Feitosa, Canaã e Santo Amaro. O mais recente NAF foi inaugurado no último dia 24 de agosto e fica na Unidade Básica de Saúde Osvaldo Brandão Vilela, na Ponta da Terra.

Segundo o responsável técnico pelos NAFs, Reinaldo Alves, o modelo de NAF-UBS fortalece a promoção em saúde para profissionais da área e comunidade do entorno da unidade por meio de práticas corporais e atividade física.

Os 14 Núcleos de Atividade Física da SMS contam com 15 profissionais de educação física. Foto: Divulgação

“O modelo voltado à Unidade Básica de Saúde vem para promover qualidade de vida aos profissionais de saúde e à população local, que são os públicos para os quais o trabalho está direcionado. Dessa forma, conseguimos um resultado bem mais abrangente e satisfatório”, conta Reinaldo.

As equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família também desenvolvem serviços em educação física à população assistida pelo SUS em Maceió. Famílias atendidas em todas as Unidades de Estratégia em Saúde da Família participam diariamente de grupos de caminhada, aulas de alongamento, ginástica xamânica guiada por tambor, biodança, massoterapia, aula de meditação, ginástica localizada, entre outros. Atualmente, Maceió conta com 11 educadores físicos, atuando nos 10 NASFs distribuídos por Maceió.

Centros de Atenção Psicosocial da SMS também desenvolvem atividades físicas em Maceió (imagem anterior à pandemia). Foto: Divulgação

A atividade física também é uma importante aliada na manutenção da saúde mental. Por esse motivo, a prática também vem sendo promovida diariamente nos Centros de Atenção Psicossocial do município. Para oferecer o serviço, a SMS conta com nove educadores físicos que desenvolvem grupos de atividades físicas, grupos de xadrez, atividades de auriculoterapia, além de atendimento individual, visitas domiciliares, grupos de educação em saúde, dentre outros.

O educador físico, Jônathan Machado, atua há sete anos no município, e fala sobre a influência que a prática regular de algum tipo de esporte tem exercido na mente dos usuários atendidos nos CAPS.

Exercícios físicos têm exercido importante papel na recuperação de usuários dos CAPS. Foto: Divulgação

“É muito satisfatório acompanhar, na prática, como a atividade física atua positivamente na melhora dos usuários atendidos nos CAPS, pois, além da área física, o exercício atua de forma essencial nas áreas mental e social também com a liberação de hormônios necessários para o aumento do bem-estar do paciente. Para mim, é uma grande realização poder fazer parte e colaborar para o desenvolvimento de cada paciente que já atendi.”, disse.

Atividades para servidores

Serviço de Atenção à Saúde do Servidor promove atividades físicas para servidores da SMS. Foto: SASS

A SMS criou o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass), que funciona na própria sede administrativa. Composto por seis profissionais da saúde, incluindo o educador físico, o Sass promove serviços direcionados ao aumento da qualidade de vida dos funcionários do órgão. No âmbito da educação física, o Serviço conta com aulas de ginástica laboral, avaliação física, ergonomia, prescrições de exercícios físicos, entre outras atividades desenvolvidas pelo profissional para garantir um maior bem-estar ao trabalhador da Saúde municipal.

Polyanna Monteiro / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.