Mutirão de coleta de pneus tem Dia D de mobilização contra dengue neste sábado (23)

Redação 22/10/2021 às 10:05
Mutirão de coleta de pneus tem Dia D de mobilização contra dengue neste sábado (23)

Ação contará com a participação de agentes de endemias, educadores ambientais, fiscais, parceiros e voluntários

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado (23) o Dia D do Mutirão de Coleta de Pneus, iniciado segunda-feira (18). As ações integram a mobilização “Maceió Unida Contra a Dengue” e coletou 1934 pneus até esta quinta-feira (21).

O Dia D terá quatro locais de recolhimento, a fim de conscientizar a população para o descarte adequado de resíduos. Os pontos serão instalados na Praça Multieventos, no bairro da Pajuçara; Praça da Faculdade, no bairro do Prado; Praça Padre Cícero, no bairro do Benedito Bentes; e Praça do Conjunto Osman Loureiro, no Clima Bom.

Campanha visa eliminar o maior número de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Arte: SMS

Durante toda a semana, agentes de combate às endemias e educadores ambientais têm percorrido borracharias, pontos de descarte irregular e outros locais com pneus acumulados para fazer a coleta. As equipes também fazem visitas domiciliares para reforçar a prevenção contra o Aedes aegypti.

As equipes de trabalho intensificaram as ações de inspeções para orientação, tratamento focal e perifocal em locais e estabelecimentos já mapeados em todos os bairros de Maceió que apresentam índices significativos de infestação do Aedes aegypti.

Equipes também estarão presentes na ação. Foto: SMS

De acordo com a gerente de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico, a grande ação de coleta de pneus foi desenvolvida para reduzir os números crescentes de dengue, chikungunya e zika.

“Todo o município está empenhado em reduzir ao máximo os índices de infestação e de casos de dengue, chikungunya e zika, que vêm mostrando crescimento nas últimas semanas, com ao menos um registro confirmado de morte por dengue. Estamos trabalhando fortemente em todas as regiões da cidade para eliminar os focos do mosquito e sensibilizar a população a colaborar conosco nesse sentido”, afirma.

Carmem destaca os problemas gerados pelo descarte inadequado de pneus. “Nestes levantamentos de índices de dengue, chikungunya e zika, percebemos que temos um grave problema com pneus, que não estavam tendo um descarte correto, e servem como criadouro de mosquitos, por isso, intensificamos a fiscalização nesses estabelecimentos”, explica.

Parcerias

A campanha mobiliza, além da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as secretarias e órgãos municipais de Governo (SMG), Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Segurança Comunitária e do Convívio Social (Semscs), Comunicação (Secom), Educação (Semed) e Turismo (Semtur), Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Defesa Civil Municipal, além de órgãos e instituições como o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AL), Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi) e outros parceiros.

Denúncias

A Prefeitura de Maceió disponibiliza para a população o disque denúncia com o número 3312 5495, para informações ou denúncias de descarte irregular de pneus.

Amanda Ferreira (estagiária) / Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.