Município finaliza Novembro Azul com ações em unidades de saúde

Campanha intensificou prevenção contra o câncer de próstata e reforçou cuidado integral à saúde entre os homens

Cássia Oliveira/Ascom SMS 01/12/2023 às 13:10
Município finaliza Novembro Azul com ações em unidades de saúde
Público masculino aderiu à campanha do Novembro Azul. Foto: Cortesia

Coordenada pelo Programa Saúde do Homem da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), a campanha Novembro Azul, de conscientização e prevenção ao câncer de próstata, teve sua programação concluída junto à população masculina – com ações educativas e oferta de serviços – também nas unidades de saúde do Município.

“Tivemos um mês inteiro de mobilização, com ações, orientações e serviços direcionados, não só à prevenção ao câncer de próstata, mas ao cuidado integral com a saúde do público masculino. A campanha é sempre um reforço importante para que as atividades de rotina das unidades sejam intensificadas e possibilitem um acesso mais regular desses homens aos serviços de saúde”, frisou a responsável técnica pelo Programa Saúde do Homem na SMS, Camila Calaça.

USF Dídimo Otto Kummer

Nas unidades, as equipes de saúde não mediram esforços para levar a mensagem de conscientização do Novembro Azul. Na Unidade de Saúde da Família (USF) Dídimo Otto Kummer, localizada no Benedito Bentes, por exemplo, foram disponibilizados atendimentos médicos e odontológicos, palestras voltadas ao tema da campanha e exames preventivos do câncer de próstata, além de atividades como terapia de Reiki, brindes e jogos de tabuleiro.

USF João Sampaio

Os profissionais que compõem a USF João Sampaio também estiveram mobilizados em levar, na sala de espera, toda orientação necessária acerca da temática da campanha Novembro Azul e também sobre diabetes e obesidade como fatores de risco à saúde integral do homem. Foram ofertados ainda atendimentos clínicos, marcação de procedimentos pelo Pronto, testes rápidos, aferição de pressão e medição de glicemia. Ao final da ação, foi feito o sorteio de brindes e oferecido um lanche aos usuários.

USF João Moreira

A exemplo das demais unidades, a USF João Moreira (localizada na Grota do Moreira, no Jacintinho), também desenvolveu sua programação junto aos usuários, com a apresentação dos sinais e sintomas do câncer de próstata, abordando os cuidados preventivos à doença e fatores de risco. A equipe da unidade disponibilizou ainda serviços como vacinação e atendimentos médicos. Além da decoração temática, a população masculina foi agraciada com a distribuição de brindes e lanche coletivo.

URS Hamilton Falcão

Na Unidade de Referência em Saúde (URS) Hamilton Falcão, os usuários também receberam orientações sobre prevenção ao câncer de próstata e foram beneficiados por ações direcionadas ao cuidado integral com a saúde. Palestras e atendimentos médicos estiveram na programação, assim como serviços da rotina, como vacinação, e externos, a exemplo do cuidado com a autoestima, colocado em prática com a disponibilização de cortes de cabelo gratuitos.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.