Método canguru: Programa de Atenção à Saúde da Criança promove roda de conversa virtual

Profissionais de saúde passarão por curso de capacitação sobre metodologia em janeiro

Ascom SMS 17/12/2021 às 08:30
Método canguru: Programa de Atenção à Saúde da Criança promove roda de conversa virtual

Nesta quinta-feira (16), o Programa de Atenção à Saúde da Criança da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu um bate papo virtual com profissionais das unidades de saúde do Município. Explicando a importância do acompanhamento da criança desde o início da gestação, as técnicas destacaram a necessidade de capacitação das equipes da Atenção Primária e de levar esse esclarecimento à população, principalmente acerca dos cuidados com a Primeira Infância.

Roda de conversa abordou cuidado integral à criança.
Roda de conversa abordou cuidado integral à criança.

A mesa redonda virtual contou com a participação da fisioterapeuta do Programa, Edjane De Biase;, e Gabriella Costa, fisioterapeuta do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), que também atuam na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM). O webinário foi mediado pela coordenadora do Programa de Saúde da Criança, Marglene Oliveira Santos.

De acordo com Edjane, a atividade vai melhorar a assistência de saúde à criança e humanizar o atendimento durante toda a etapa inicial de sua vivência. Segundo ela, quando os setores trabalham conjuntamente, os cuidados hospitalares, a atuação da atenção primária e a participação dos pais em todo processo geram inúmeros benefícios, inclusive no âmbito familiar.

Fisioterapeuta Edjane De Biase. Foto: Ascom SMS
Fisioterapeuta Edjane De Biase. Foto: Ascom SMS

A atividade visa preparar os profissionais da saúde de forma técnica e humanizada para o curso efetivo de capacitação, que acontecerá no ano de 2022. A fisioterapeuta Gabriella Costa explica que a capacitação é solicitada pelo Ministério da Saúde e implementada pelo Município.

“As linhas de cuidado são aplicadas nas maternidades de alto risco, construindo um relacionamento intersetorial entre as maternidades e a Atenção Primária, para melhorar o monitoramento da saúde do bebê. Esse processo é finalizado apenas quando a criança atinge o peso ideal, com quarenta semanas de idade gestacional, possibilitando a alta da maternidade e a continuidade dos cuidados pelas equipes do município”, ressaltou Gabriella Costa.

Gabriella Costa, fisioterapeuta do Nasf. Foto: Ascom SMS
Gabriella Costa, fisioterapeuta do Nasf. Foto: Ascom SMS

O Método Canguru

O programa do Ministério da Saúde tem por finalidade identificar, desde o primeiro atendimento com a mãe - na gestação, durante o pré-natal -, a saúde do feto. Os bebês prematuros e com peso abaixo do normal precisam de um cuidado maior e, durante o nascimento, o contato de mãe e filho colabora para a evolução do bebê. O incentivo dos pais nesse momento é o ideal, por ser um processo humano de relações entre família, maternidade e atenção primária.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.