Mercado da Produção: Vigilância Sanitária de Maceió apreende meia tonelada de alimentos impróprios para consumo

Ação conta ainda com visita técnica da Secretaria de Abastecimento, Pesca e Agricultura de Maceió

João Ferro/Ascom Semapa 09/08/2023 às 13:03
Mercado da Produção: Vigilância Sanitária de Maceió apreende meia tonelada de alimentos impróprios para consumo
Visa Maceió apreende mais de 500 kg de alimentos de procedência irregular. Foto: Allan Cesar/Secom Maceió

Nesta quarta-feira (9), os fiscais da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizaram uma apreensão de alimentos impróprios para o consumo no Mercado da Produção e no entorno do equipamento. A ação é fruto da parceria entre as secretarias de Saúde (SMS) e de Abastecimento, Pesca e Agricultura de Maceió (Semapa). No local , foram retirados de circulação mais de meia tonelada de alimentos que estavam sendo armazenados fora dos padrões estabelecidos para a conservação dos produtos.

O intuito da fiscalização é coibir a ação de comerciantes que tentam de forma irregular comercializar produtos com prazo de validade vencidos, armazenados em locais impróprios para conservação ou que apresentem procedência duvidosa, e até a criação de animais para o consumo humano. Sempre com o objetivo de garantir a segurança dos consumidores que frequentam o espaço.

De acordo com o subsecretário de Abastecimento, Dennis Calheiros, todas as ações de fiscalização e limpeza têm garantido maior salubridade para os permissionários dos equipamentos públicos de abastecimento e para toda a população, sendo assim uma prioridade da Prefeitura de Maceió.

“Desde quando assumimos a secretaria, foi uma determinação do prefeito JHC e da nossa secretária Jeannyne Beltrão, de termos um olhar diferenciado para os mercados e feiras. Assim, começamos a identificar alguns problemas pontuais e junto com a Vigilância Sanitária de Maceió começamos a intensificar a nossa visita nessas áreas, em um cuidado especial, tanto com os permissionários, como para a população. E em parceria com a Seminfra e Alurb, realizamos inúmeras ações de limpeza, dando assim, condições melhores para o nosso mercado e para quem vem adquirir os produtos do mesmo”, salientou o subsecretário.

De acordo com o chefe Especial da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos, já foram realizados inúmeros cursos, inclusive com os comerciantes dos espaços públicos, que recebem instruções de boas práticas e manuseio de alimentos, além do trabalho de fiscalização que sempre é realizado.

“Cabe à Vigilância Sanitária de Maceió realizar as fiscalizações de cunho educativo, para que caso a gente venha a se deparar com uma situação de irregularidade, a gente notifique, venha fazer a apreensão do produto e em último caso realizar a interdição do espaço. De 2 anos e 6 meses para cá, a Vigilância Municipal já realiza cursos de boas práticas com 80 segmentos, incluindo comerciantes de pescados e avícolas. Portanto, já tem melhorado muito, porque o pensamento do prefeito JHC é sempre melhorar a qualidade de vida da população", pontuou Airton.

Canais de atendimento 

Caso identifique alguma irregularidade, o consumidor poderá acionar a equipe de fiscalização pelo número (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.