Meningite: Saúde monitora casos e mantém ações de prevenção à doença

Ação permanente envolve palestras informativas, capacitação de profissionais, acompanhamento de casos suspeitos e confirmados, além do tratamento adequado aos pacientes

Wilson Smith 09/11/2023 às 09:47
Meningite: Saúde monitora casos e mantém ações de prevenção à doença
Trabalho continuado da Vigilância Epidemiológica tem sido essencial para o enfrentamento das Meningites em Maceió. Foto: Ascom/SMS

A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), por meio da Vigilância Epidemiológica, mantém o monitoramento dos casos de meningite registrados na capital. Através de ações educativas sobre prevenção e cuidados com a doença, do acompanhamento de casos suspeitos e confirmados e da quimioprofilaxia para situações de contatos próximos aos casos confirmados, a SMS atua visando interromper a cadeia de transmissão da meningite.

Os profissionais da epidemiologia se dedicam a garantir a segurança e bem-estar da população. Por isso, a área técnica se mantém à disposição para orientar e esclarecer dúvidas, além de fornecer assistência aos casos suspeitos ou confirmados da doença, o que tem sido crucial para o controle dos casos de meningite na cidade. 

A Coordenação Técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis (CTVDATNT) tem promovido reuniões e capacitações para os profissionais de saúde, mantendo-os atualizados sobre as melhores práticas no enfrentamento de diferentes tipos de meningite. Isso garante um atendimento de alta qualidade e eficácia aos pacientes,  aumentando a sensibilidade especialmente nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), consideradas as principais portas de entrada na rede de saúde dos casos suspeitos.

As técnicas da CTVDATNT,  Verlane Tenório e Audrey Moura, falaram sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas. 

“Entre as ações, estamos realizando palestras informativas em unidades escolares, igrejas, eventos e demais grupos sociais que demandem, para orientações de prevenção e controle das meningites. Além disso, realizamos a dispensa de antibióticoterapia profilática para contatos diretos de casos suspeitos/confirmados de meningite meningocócica, monitoramento dos contatos e da rede social dos casos e acompanhamento dos casos suspeitos quando buscam avaliação em Unidades de Pronto Atendimento”, destacam. 

Participação da população

É importante ressaltar que a participação da população é fundamental nesse processo. Manter a higiene pessoal, evitar aglomerações em épocas de surto e procurar assistência médica ao primeiro sinal de sintomas são medidas essenciais para prevenir a disseminação da doença.

A Prefeitura de Maceió reforça seu compromisso com a saúde da população e continuará trabalhando incansavelmente para garantir um ambiente seguro e livre das meningites. 

A população deve estar atenta aos canais de comunicação oficiais da Secretaria Municipal de Saúde para obter informações atualizadas sobre a situação das meningites em Maceió e as ações em curso para enfrentar essa doença. O trabalho da Vigilância em Saúde de Maceió tem sido contínuo e a equipe está atenta aos casos monitorando os indicadores e também realizando trabalho direto com a população.  

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.