Março Lilás: Pam Salgadinho realiza Dia D da campanha para usuárias do SUS

Foram realizados serviços como citologias, testes rápidos e consultas médicas

Polyanna Monteiro / Ascom SMS 23/03/2023 às 12:06
Março Lilás: Pam Salgadinho realiza Dia D da campanha para usuárias do SUS
Usuárias receberam atenção especial no Dia D da campanha Março Lilás no Pam. Foto: Ascom SMS

O Pam Salgadinho promoveu, nesta quinta-feira (23), o Dia D da campanha Março Lilás, que celebra o Mês da Mulher com ações educativas e de prevenção ao câncer de colo do útero. A ação mobilizou todos os espaços da unidade com oferta de serviços como realização de citologia, mamografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, teste rápido, exames laboratoriais e de imagem.

As usuárias atendidas no local também contaram com atendimento médico de angiologista, urologista e cardiologista, além de consulta odontológica e momentos de beleza. De acordo com a diretora administrativa do Pam Salgadinho, Ethienne Delamare, todas as atividades realizadas na unidade, nesta quinta-feira (13), tiveram o intuito de alertar as mulheres para a importância de conversar sobre saúde da mulher e buscar o cuidado contínuo da saúde.

“Nesse Dia D do Março Lilás, mobilizamos todo o PAM para ofertar o máximo de serviços possível para as usuárias da unidade. São serviços que oferecemos durante o ano todo, mas que estão sendo ofertados hoje em maior quantidade para ampliar o acesso e a intensificação desse cuidado. Tudo para garantir que mais mulheres consigam cuidar da saúde e garantir maior qualidade de vida”, destacou.

Maíra Silva, 24 anos, compareceu ao PAM, nesta quinta-feira (23), para realização de um eletrocardiograma. A usuária contou que adquiriu um problema no coração após sua última gestação, há seis meses, e aproveitou o aumento da oferta do exame para acompanhar a evolução da doença.

“Desde que soube do meu problema no coração, preciso sempre estar atenta e fazendo exames preventivos. Quando soube que hoje as mulheres estavam sendo atendidas com prioridade por conta da campanha, fiz questão de vir aqui fazer meu exame. Espero que esteja tudo bem, mas estou tranquila porque a minha parte estou fazendo”, disse a usuária.

Além do Dia D, realizado nesta quinta-feira (23), as ações do Pam Salgadinho em alusão ao Março Lilás também receberam atenção especial no último sábado (18) com um mutirão de atendimentos que ampliou a oferta de serviços em diversos espaços da unidade. No próximo sábado (25), a unidade realizará mais um mutirão para atender usuárias do SUS em alusão à campanha.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.