Março Azul: Palestra aborda sobre a conscientização e prevenção do câncer colorretal

Evento reuniu gerentes dos Distritos Sanitários e diretores das Unidades de Saúde de Maceió

Marília Ferreira/Ascom SMS 08/03/2023 às 14:31
Março Azul: Palestra aborda sobre a conscientização e prevenção do câncer colorretal
Evento discutiu a importância da prevenção ao câncer colorretal. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Em alusão à campanha Março Azul - Mês de Conscientização sobre o Câncer Colorretal - a Secretaria Municipal de Saúde discutiu, na manhã desta quarta-feira (8), a importância da prevenção do câncer colorretal. A palestra foi realizada em parcerias com a Sociedade Alagoana de Gastroenterologia (SAG) e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), ao reunir gerentes dos Distritos Sanitários e diretores das Unidades de Saúde de Maceió.

Na oportunidade foram apresentados quais os fatores de risco e sintomas da doença, além de como prevenir e cuidar da saúde do intestino.

A secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes, destacou a importância dos profissionais das Unidades de Saúde adquirirem conhecimento sobre a temática para repassar aos usuários as informações de prevenção ao câncer colorretal.

“Falar sobre saúde preventiva é fundamental na Atenção Primária de Maceió, pois trata-se de um trabalho constante para melhorar a qualidade de vida dos maceioenses. Abordar um tema como o câncer de colorretal é muito importante, pois, a partir do conhecimento sobre a doença, seremos agentes multiplicadores da informação, para levar ainda mais saúde aos usuários do SUS”, destacou.

De acordo com a presidente da Sociedade Alagoana de Gastroenterologia, Marta Braga, fazer o diagnóstico precoce através de exames  é fundamental para aumentar as chances de êxito no tratamento contra a doença.

“O Março Azul é uma das campanhas mais importantes em nossa sociedade, que discute sobre a prevenção do câncer colorretal. Enquanto profissionais de saúde, queremos conscientizar a população para buscar a prevenção contra a doença. Esse tipo de câncer, em seu estágio inicial, não apresenta sintomas. Por isso, é importante fazer o diagnóstico precoce através da colonoscopia, porque maiores são as chances de cura, mas se o câncer intestinal estiver em estágio avançado, o tratamento será muito complicado”, afirmou. 

A especialista ainda pontuou como realizar a prevenção contra o câncer colorretal. “A prevenção contra o câncer colorretal abrange muitos fatores, mas o mais importante é manter um estilo de vida saudável. É preciso fugir dos fast foods, frituras e defumados, e fazer atividade física também. A obesidade é um fator de risco, por isso é importante unir uma alimentação saudável com a prática do exercício físico. O cigarro e o álcool também precisam ser descartados, pois são fatores de risco para o desenvolvimento da doença”, complementa.

Março Azul

Março Azul Marinho é uma campanha criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)  para conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer colorretal. Este tipo de câncer está associado ao aparelho intestinal que compreende tumores no intestino grosso, cólon, reto e ânus. Azul-marinho é a cor de identificação do mês de março como o de conscientização ao câncer colorretal.

Sobre a doença

O câncer de intestino é o terceiro tumor que mais mata no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A chance de uma pessoa desenvolver a doença é da ordem de 4,3%, sendo que ela é mais comum em homens e mulheres com mais de 45 anos ou em pessoas que tenham casos na família. 

No Brasil, o câncer de intestino atinge mais de 40 mil pessoas por ano. Com o envelhecimento da população, estima-se que o número de mortes em virtude da doença aumente até 2025. 

Apesar da alta mortalidade, o câncer de intestino tem cura e o diagnóstico precoce é a solução. Quanto antes iniciar o tratamento, maiores são as chances de um tratamento bem-sucedido.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.