Maceioenses aproveitam Domingão da Vacina para se imunizar contra a Covid-19

Todas as doses estavam disponíveis — primeira, segunda e de reforço; quem foi de ônibus teve direito à passagem gratuita

Ascom SMS 20/12/2021 às 09:00

Em uma ação inédita, em nome da imunização da população, a Prefeitura promoveu o Domingão da Vacina, com a abertura de 18 unidades de saúde e mais seis pontos de vacinação contra a Covid-19. A estudante Cauane Vitória tem 16 anos e esteve no II Centro de Saúde Diógenes Jucá Bernardes, na Praça Maravilha, no bairro do Poço, para aproveitar a oportunidade.

Acompanhada da mãe e do irmão, Caíque, de 12 anos, a adolescente foi tomar a segunda dose da vacina contra o coronavírus na manhã deste domingo (19), enquanto ele tomou a primeira dose. A mãe, Cleide Lima, que já tomou as duas doses do imunizante, contou que aproveitou o dia de folga do trabalho e da escola para vacinar os filhos.

Além das unidades de saúde, os quatro pontos fixos instalados no Maceió Shopping (Mangabeiras), Papódromo (Vergel do Lago), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) e Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom) também funcionaram, assim como a unidade móvel do Centro de Atendimento ao Turista (CAT Móvel) — na Rua Aberta, na Avenida Silvio Viana (orla da Ponta Verde) — e o ponto instalado no Terminal Rodoviário João Paulo II.

A estudante Winnie Nathalie de Araújo, de 19 anos, também foi se vacinar com a segunda dose. Ela contou que a mãe soube pela TV que as unidades de saúde estariam abertas para a vacinação e já marcou o compromisso. “Eu estava mais ansiosa do que ela por uma oportunidade de tomar a segunda dose perto de casa”, contou Givacilda Araújo, mãe de Winnie, que também foi ao II Centro de Saúde para acompanhar a filha.

Winnie Nathalie tomou a segunda dose. Foto: Bruno Wesley
Winnie Nathalie tomou a segunda dose. Foto: Bruno Wesley

A diretora de Vigilância em Saúde informou que a vacinação em Maceió é adequada às necessidades da população e das determinações do calendário de vacinação.

“Maceió está com a estratégia de descentralização, levando a vacina até onde as pessoas estão. É extremamente importante que todos se vacinem para a proteção individual e de todos. Além disso, o Ministério da Saúde anunciou a redução do intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço e estamos à espera das definições para avançar ainda mais com a imunização”, disse Fernanda Rodrigues.

Ao todo, foram vacinadas 2.012 pessoas na ação. Participaram do Domingão da Vacina as unidades Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra), Durval Cortez (Prado), Pitanguinha, Antônio de Pádua (Petrópolis), José Tenório (Serraria), Hamilton Falcão (Benedito Bentes), Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes), Maria Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica), II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, Poço), Roland Simon (Vergel), José Guedes de Farias (Conjunto Medeiros Neto, Santa Amélia), Cláudio Medeiros (Rio Novo), José Maria Vasconcelos Neto (São Jorge), Paulo Leal (Feitosa), Aliomar Lins (Benedito Bentes), Arthur Ramos (Henrique Equelman), Pimentel Amorim (Salvador Lyra) e Marlene Lanverly (Santa Lúcia).

Transporte gratuito

Quem foi tomar a segunda e a dose de reforço e precisou do transporte público para o deslocamento até o local obteve gratuidade da passagem, mediante apresentação do cartão de vacinação.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) orientou os trabalhadores das empresas do transporte público e afixou cartazes nos ônibus informando que o acesso pela porta traseira estava liberado a quem apresentasse o cartão de vacinação com indicação para a segunda dose ou a dose de reforço.

CAT Móvel

A unidade móvel também esteve movimentada neste domingo. Coordenadora da equipe, a enfermeira Patrícia Rosendo informou que a procura pelas vacinas contra a Covid-19 aumentou no final de semana, com média de 150 a 200 doses por dia. “Mais cedo tinha fila aqui para tomar a vacina. Moradores e turistas chegam e comentam sobre a praticidade de vários pontos espalhados pela cidade”, elogiou.

Questionada sobre como fazer no caso de ter perdido o cartão nesse momento de instabilidade do sistema do Ministério da Saúde, ela explicou que a pessoa pode se vacinar se tiver o print do Certificado de Vacinação.

Patrícia explicou, ainda, que as equipes de vacinação são constituídas por dois profissionais de enfermagem, um técnico de enfermagem e um assistente administrativo.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.