Maceioenses abrigados em escolas do Caic Virgem dos Pobres recebem serviços de saúde

Público recebeu atendimento médico, pediátrico, teste e vacinação para Covid-19

Marília Ferreira / Ascom SMS 13/07/2022 às 13:55
Maceioenses abrigados em escolas do Caic Virgem dos Pobres recebem serviços de saúde
Saúde de Maceió está levando atendimento às pessoas abrigadas em escolas da capital. Foto: Marília Ferreira/Ascom SMS

Com o objetivo de levar assistência às famílias atingidas pelas enchentes ocorridas na capital alagoana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofertou, nesta quarta-feira (13), diversos serviços de saúde para pessoas abrigadas na Escola Municipal Francisco Melo (Caic Virgem dos Pobres), no Vergel do Lago.

Durante a ação, o público teve acesso a atendimento clínico e pediátrico, além da Unidade Móvel de Vacinação, que também disponibilizou testagem para Covid-19 e vacinação. Os serviços de saúde estão acontecendo em parceria com a Cruz Vermelha, que está fazendo uma busca ativa nas pessoas desabrigadas para realização de curativos.

A enfermeira Cândida Santana atua na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim São Francisco, situada na Levada, esteve na ação e destaca a importância de ofertar esses serviços à população atingida pelas chuvas.

"Essas pessoas estão passando por um momento difícil, muitas não conseguiram salvar nada, só vieram com a roupa do corpo. É uma situação complicada. Mas a Prefeitura de Maceió vem realizando um excelente trabalho, dando a assistência necessária para todos. E nós estamos aqui dispondo de serviços de saúde, como clínico geral e pediatra, para que eles fiquem bem fisicamente, pois o contato com a água pode trazer algumas doenças para essas pessoas", destaca.

Cândida Santana, enfermeira da USF Jardim São Francisco. Foto: Marília Ferreira/Ascom SMS
Cândida Santana, enfermeira da USF Jardim São Francisco. Foto: Marília Ferreira/Ascom SMS

A dona de casa Gleide Ferreira é uma das pessoas abrigadas no Caic. Moradora do Conjunto Virgem dos Pobres III, no Trapiche da Barra, ela levou o filho Lucas Gabriel Ferreira, de 8 anos, para o atendimento pediátrico. 

“Fiquei sabendo ontem que haveria atendimento médico aqui na escola. Fiquei muito feliz porque estava precisando muito. Não é fácil o que estamos vivendo, perdi tudo na minha casa, só deu tempo de salvar os documentos e umas duas roupinhas. E agora, meu filho adoeceu, está com muita dor no corpo e a garganta inflamada, mas ele vai ficar bem. Esse atendimento veio no momento certo”, relata.    

Os serviços de saúde no Caic Virgem dos Pobres seguem até sexta-feira (15), com atendimento aos abrigados nas escolas e à população que reside nas proximidades.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.