Maceió Unida contra a Dengue: Saúde realiza inspeções em canteiros de obras e terrenos

Redação 20/10/2021 às 16:27
Maceió Unida contra a Dengue: Saúde realiza inspeções em canteiros de obras e terrenos

Fiscalizações integram as ações de combate ao Aedes aegypti e visam conscientizar a população

Profissionais da Gerência de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos do Município realizaram, na manhã desta quarta-feira (20), inspeções em canteiros de obras e terrenos nos bairros da Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara. As ações fazem parte da campanha Maceió Unida contra a Dengue, que tem intensificado as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti na capital.

Inspeção de fossos de elevador em canteiros de obras. Foto: SMS

Segundo o médico veterinário da Gerência de Controle de Vetores e Animais Peçonhentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Charles Nunes, a escolha dos bairros se deu por conta do alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Essas primeiras inspeções tiveram um caráter educativo, com orientações sobre como evitar água parada e tratamento focal e perifocal nos estabelecimentos.

“Esses locais apresentam muitas construções, canteiros de obras e acumulam muita água da chuva, criadouros perfeitos para os mosquitos se reproduzirem, então é preciso uma atenção especial. Se forem observados focos do mosquito, orientamos os profissionais a se livrarem desses criadouros, mas, se em uma próxima visita nada tiver sido feito, eles podem receber advertência ou até mesmo multa, a depender da gravidade do caso”, alerta Charles Nunes.

Foto: SMS

Carmem Samico é gerente do setor e reforça que o Município está empenhado em reduzir ao máximo os índices de infestação e de casos de dengue, chikungunya e zika. “Nas últimas semanas, ao menos um registro de morte por dengue foi confirmado. Estamos trabalhando fortemente em todas as regiões da cidade para eliminar os focos do mosquito e sensibilizar a população a colaborar conosco nesse sentido”, ressalta.

A operação ocorreu em parceria com o Conselho de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA-AL), Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL) e Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon).

Dia D de mobilização

Além das inspeções em canteiros de obras e terrenos, a Secretaria vem desenvolvendo ações de recolhimento de pneus inservíveis junto a estabelecimentos e locais que apresentam grande risco de proliferação de focos do mosquito como borracharias, ferros-velhos e depósitos de sucatas, por exemplo.

O Dia D das ações de recolhimento de pneus ocorre neste sábado (23) e serão disponibilizados pontos de recolhimento voluntário de pneus, que ficarão instalados, das 8h às 14h, nas Praças Padre Cícero, no Benedito Bentes; Praça Multieventos, na Pajuçara; Praça do Osman Loureiro, no Clima Bom; e Praça da Faculdade, no Prado.

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.