Maceió se consolida como melhor capital do Nordeste na Atenção Primária

Reconhecimento foi dado pelo Ministério da Saúde com base nos indicadores do programa Previne Brasil, atual modelo da Atenção Primária

Ana Cecília da Silva / Ascom SMS 06/06/2023 às 10:30
Maceió se consolida como melhor capital do Nordeste na Atenção Primária
Foto: Jonathan Lins - Secom Maceió

A Saúde de Maceió segue se consolidando como uma das melhores do Brasil. A prova do bom trabalho desempenhado pela Atenção Primária da capital é a premiação concedida pelo Ministério da Saúde por meio do programa Previne Brasil, atual modelo de financiamento da Atenção Primária. O reconhecimento levou em conta os bons indicadores da Saúde de Maceió.

Um dos avanços alcançados e que permitiram esse bom desempenho foi o credenciamento de novas equipes de Atenção Primária [eAPs] que faz a capital saltar de 27% para 52% de cobertura. Esse resultado faz Maceió ficar em primeiro lugar na qualidade da Atenção Primária à Saúde no Nordeste e 4º lugar no país. O objetivo é que até o final do ano, Maceió alcance 70% de cobertura.

A informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a inserção de instrumentos tecnológicos, como tablets e aplicativo com painel de monitoramento que têm estimulado a observação mais atenta dos componentes do financiamento da APS por parte das equipes de saúde são alguns dos instrumentos que possibilitaram Maceió chegar nesse patamar.

O secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, destaca que o reconhecimento reflete o esforço da Prefeitura de Maceió em colocar em prática as ações necessárias para ampliar a assistência em saúde no Município, aproximando os serviços da população maceioense.

“Programas como o Corujão da Saúde, Saúde da Gente e Brota na Grota, que ultrapassaram 550 mil atendimentos, são responsáveis pela melhoria da saúde da capital e reconhecimento do Ministério da Saúde, com o 1º lugar na qualidade da Atenção Primária à Saúde no Nordeste e 4º lugar no país”, comemora.

Indicadores

Maceió está na 1ª colocação no Programa entre as capitais do Nordeste e o 2º lugar no Brasil, ficando a frente de capitais como Curitiba (Paraná), Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e Brasília (Distrito Federal), com a média de 7,53. Maceió obteve como o indicador sintético final (ISF) > 9, e foi referência nacional dentre os municípios de Alagoas de porte capital.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.