Maceió Rosa leva ações de saúde para o Benedito Bentes

Redação 29/10/2020 às 15:15
Maceió Rosa leva ações de saúde para o Benedito Bentes
Programação ocorreu no Terminal Integrado do Benedito Bentes e levou ações de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama

Encerrando as ações da campanha Maceió Rosa, que tem o objetivo de conscientizar sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a população do Benedito Bentes recebeu, na tarde desta quinta-feira (29), uma Feira de Serviços promovida pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). As atividades ocorreram no Terminal Integrado do bairro.

Mulheres participam de ação do Maceió Rosa no Benedito Bentes. Foto: Neno Canuto/Ascom SMS

De acordo com Daniela Lamenha, coordenadora de Políticas para Mulheres da Semas, por conta da pandemia a população está com medo de frequentar hospitais, unidades de saúde e centros de assistência social e com isso não está cuidando da saúde como deveria. “A queda do número de pessoas nesses serviços é muito grande e não estão sendo feitos exames como mamografia, citologia, testes rápidos e é importante essa prevenção durante todo o ano, não só no Outubro Rosa. Por isso a Feira de Serviços trouxe tudo isso para mais perto da população”, destacou.

Daniela Lamenha, coordenadora de Politicas para Mulheres da Semas. Foto: Neno Canuto/ Ascom SMS

“Hoje estamos orientando as mulheres sobre os serviços que elas podem procurar para fazer citologia, encaminhando esse público para a mamografia, principalmente as que estão acima dos 50 anos ou tenham algum laudo médico que demonstre histórico familiar. Hoje pretendemos atender 400 mulheres, mas é importante lembrar que todas as unidades de saúde estão realizando essas consultas e encaminhamentos”, completou Daniela.

Já Tereza Carvalho, coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids e Hepatites Virais da SMS, contou que foram ofertados 400 testes rápidos para a população. “Trouxemos para a ação de hoje testes de HIV, Hepatite B e C e Sífilis, e estamos conciliando a campanha Sífilis Não aqui junto com o pessoal do Maceió Rosa e da Semas para levar essa mensagem de prevenção a todas as mulheres”, afirmou.

Tereza Carvalho, coordenadora do Programa de IST, Aids e Hepatites Virais da SMS. Foto: Neno Canuto/ Ascom SMS

Moradora do bairro, Margarida Herculano aprovou a ação no Terminal Integrado. “Eu sempre faço exames, cuido da minha saúde, hoje já fiz teste rápido, medi e glicemia e a pressão. É muito bom ter esses serviços perto da gente”, disse.

Margarida Herculano, moradora do bairro. Foto: Neno Canuto/ Ascom SMS

Além da SMS e da Semas, a ação contou com a participação de estudantes de medicina e nutrição da Faculdade Estácio do Centro Universitário Tiradentes, que forneceram orientações sobre medidas profiláticas, doenças comunitárias e nutrição como um fator importante para a prevenção de diversas doenças, inclusive o câncer de mama.

Ana Cecília da Silva/ Ascom SMS

]]>
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.