Maceió Rosa 2020: Prefeitura realiza 4.494 mamografias no mês de outubro

Redação 13/11/2020 às 10:06
Maceió Rosa 2020: Prefeitura realiza  4.494 mamografias no mês de outubro
Mais dois mil procedimentos ainda estão agendados para este mês
Mulheres buscaram informações e encaminhamentos para mamografia. Foto: Neno Canuto – Ascom/SMS

Durante o Maceió Rosa 2020, a Prefeitura de Maceió realizou cerca de 4.500 mamografias. As ações da campanha foram executadas pelas áreas técnicas e equipes de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com instituições engajadas nas ações de prevenção e detecção precoce do câncer de mama no Município.

Mesmo 2020 sendo um ano ano atípico, por conta da pandemia de Covid-19, a campanha superou as expectativas, dando um salto de qualidade nas ações voltadas ao cuidado e saúde das mulheres usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ultrapassando a meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde, que previa a realização de três mil mamografias para o rastreamento da doença em mulheres com idade entre 50 e 69 anos este ano, a ação alcançou um número ainda maior de mulheres, atingindo, até o final de outubro, um total de 4.494 mamografias realizadas, sobrepondo-se aos 3.612 exames contabilizados em 2019.

“Após avaliar os dados e compará-los com os que foram obtidos no ano passado, fomos positivamente surpreendidos com o alcance dos resultados. Com a pandemia, não pudemos realizar eventos de maior porte e visibilidade, mas mesmo com todas as restrições no atendimento, o trabalho educativo e preventivo foi realizado pelas equipes da Atenção Básica que, com grande empenho, tornaram possível a superação das metas, inclusive, na realização de citologias, que chegaram, dentro da campanha, a 3.756 procedimentos”, afirmou a gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, Verônica Brandão.

Verônica Brandão, gerente de Atenção à Saúde da Mulher. Foto: Neno Canuto/ Ascom SMS

De acordo com Verônica, ao investir na integração do cuidado em redes que englobam ações educativas e preventivas para a detecção precoce do câncer de mama, a Gerência tem buscado, junto às parcerias nesse movimento anual, ampliar a abordagem da temática, procurando auxiliar as mulheres a entender a saúde do seu corpo e onde buscarem o suporte adequado, quando precisarem.

Diante do cenário de pandemia, a maioria das ações foi desenvolvida por meio de plataformas digitais, no formato de lives. Houve espaço, no entanto, para as ações presenciais junto à população – respeitando-se sempre as restrições ao número de participantes e exigências de uso de máscara e álcool em gel – com atividades nas academias de saúde nos bairros do Feitosa e Jatiúca, além de unidades de saúde, Centros de Referência e ainda equipamentos e espaços públicos, como o calçadão do comércio, no Centro e nos bairros da Levada, Pitanguinha, Benedito Bentes, Feitosa e Guaxuma.

Nesses locais, a população feminina contou com informações sobre as formas de prevenção e diagnóstico do câncer de mama, incentivo à prática de atividades físicas e mudanças nos hábitos alimentares com foco no autocuidado, e encaminhamentos para o exame de mamografia de rastreamento para o público-alvo da campanha (mulheres de 50 a 69 anos).

Foto: Neno Canuto – Ascom/SMS

Com o suporte das equipes das áreas técnicas da SMS e da Atenção Básica, também foi disponibilizada a aferição de Pressão Arterial, a verificação de glicemia capilar e a realização de 2.464 testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, estes somando 618 atendimentos.

“A população se conscientizou pra valer da importância da prevenção. Tanto, que para esse mês de novembro, ainda temos mais dois mil exames de mamografia agendados. Só temos a agradecer às equipes da SMS e às parcerias”, reforçou Verônica.

Cássia Oliveira/ Ascom SMS

]]>
SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.