Maceió recebe a carreta Roda-Hans, nos dias 20 e 21, no Benedito Bentes

Iniciativa visa conscientizar a população sobre os principais sinais e sintomas da hanseníase e diagnosticar precocemente os casos

Wilson Smith / Ascom SMS 15/07/2023 às 11:00
Maceió recebe a carreta Roda-Hans, nos dias 20 e 21, no Benedito Bentes
Projeto Roda Hans- Carreta da Saúde vai passar no Benedito Bentes I nos dias 20 e 21. Foto: Reprodução Internet

Nas próximas quinta e sexta-feira, 20 e 21 de julho, a carreta Roda-Hans chegará em Maceió. A iniciativa, encabeçada pelo Ministério da Saúde, é voltada para a conscientização e combate à hanseníase e tem como objetivo levar informações sobre a doença, oferecer atendimento médico e promover a capacitação profissional.  O equipamento ficará no bairro do Benedito Bentes I, Praça Padre Cícero, Rua São Caetano, s/n.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae e o projeto Roda-Hans busca dar visibilidade à doença, desmistificando informações equivocadas e conscientizando a população sobre os principais sinais e sintomas, bem como as formas de transmissão da doença.

A responsável técnica do Programa de Controle da Hanseníase de Maceió, Vânia Bernardino, falou sobre as atividades envolvidas na ação. 

“Os profissionais de saúde irão desempenhar um papel fundamental durante o evento, participando dos atendimentos oferecidos pela Carreta da Saúde. Serão realizadas consultas médicas, exames dermatológicos, testes diagnósticos e outras ações necessárias para o diagnóstico e tratamento oportuno dos casos de hanseníase”, destacou. 

A capacitação profissional será uma parte essencial do Projeto Roda-Hans. Os profissionais de saúde envolvidos na ação terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre a hanseníase, seus sintomas, tratamento e cuidados necessários. Isso contribuirá para um atendimento mais eficaz e uma abordagem adequada da doença.

“O diagnóstico precoce da hanseníase previne as incapacidades e deformidades, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Ressaltamos que a doença tem cura e o tratamento é gratuito e realizado nas unidades de saúde. Convidamos as pessoas com sinais e sintomas da doença e os contatos intradomiciliares de indivíduos que tiveram hanseníase nos últimos 5 anos a comparecerem nos dias 20 e 21 de julho, das 8h às 16h, para serem examinados”, completa Vânia Bernardino, responsável técnica do Programa de Controle da Hanseníase de Maceió.

Principais sinais e sintomas 

  • Manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda de sensibilidade ao calor, frio, dor e tato.

  • Áreas da pele aparentemente normais, que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor.

  • Caroços e placas em qualquer local do corpo.

  • Diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos) principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.

Projeto Roda Hans- Carreta da Saúde

Datas: 20 e 21 de julho de 2023

Local: Praça Padre Cícero - Rua São Caetano, s/n, Benedito Bentes

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.