Maceió realiza mais de 900 laqueaduras em dois anos

Método contraceptivo ganha maior acessibilidade com o Saúde da Gente para mulheres não gestantes

Nesttor Netto/ Ascom SMS 27/08/2025 às 10:00
Maceió realiza mais de 900 laqueaduras em dois anos
Método contraceptivo pode ser solicitado por não gestantes no Saúde da Gente. Ilustração: Reprodução Internet

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) proporciona à população uma maior acessibilidade a diversos serviços de saúde. Com o intuito de promover um planejamento familiar consciente e ainda garantir segurança à saúde da mulher, o município oferece cirurgias de laqueaduras tubárias.

De acordo com dados da SMS, entre 2024 e 2025, foram realizadas 951 cirurgias de laqueadura. Os números representam um marco na acessibilidade do procedimento, que foi impulsionado pelo programa Saúde da Gente. 

“Com o programa Saúde da Gente, o público feminino pode contar com um acesso mais facilitado na solicitação de cirurgias de laqueadura na capital. O Saúde da Gente iniciou essa atividade em junho de 2024 e disponibiliza o serviço para mulheres não gestantes que têm interesse no procedimento”, destaca Suzangela Mendonça, coordenadora-geral de Atenção à Saúde da Mulher da SMS. 

Ainda segundo a profissional, a porta de entrada para o procedimento é o pré-natal, na Atenção Primária, para gestantes. No entanto, a garantia de realização do procedimento depende da equipe de plantão da maternidade que realizará o parto, baseado nas diretrizes da Lei. Já as mulheres não gestantes podem comparecer até a clínica do Saúde da Gente, demonstrar interesse  sobre a laqueadura ao médico em atendimento para dar seguimento aos trâmites.

Acesso 

Mulheres não gestantes que possuem o interesse de realizar laqueadura, podem procurar uma clínica itinerante do Saúde da Gente, munidas de cartão SUS e documentos pessoais. Atualmente, o programa está localizado no Vergel do Lago, onde permanece até o dia 30 de agosto. 

O público feminino é atendido por uma ginecologista e deve informar o desejo de realizar a laqueadura. O profissional solicita exames e o devido encaminhamento para realizar a cirurgia no Hospital da Cidade (HC). A usuária deve assinar um termo e aguardar até 60 dias com os resultados dos exames e o retorno da equipe que irá direcionar ao HC para o procedimento.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.