Maceió prorroga campanha de imunização contra a Influenza; veja locais de vacinação

Por conta da baixa cobertura vacinal, campanha será prorrogada para toda a população não vacinada

Ana Cecília da Silva / Ascom SMS 31/05/2023 às 17:24
Maceió prorroga campanha de imunização contra a Influenza; veja locais de vacinação
Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió vai estender a campanha de vacinação contra a Influenza enquanto durarem os estoques do imunizante. Com a prorrogação, o público-alvo (crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos, professores, entre outros) ainda podem se vacinar em um dos pontos disponíveis, bem como toda a população a partir dos 6 anos que ainda não se vacinou.

Segundo a gerente de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, mesmo após dois meses de campanha, Maceió só atingiu 30,54% do público-alvo a ser vacinado, que é de 90%, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). “É importante que as pessoas que ainda não se dirigiram aos postos, façam isso, pois só com a imunização é possível reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade decorrente da infecção pelo vírus, principalmente dessa população-alvo, que está mais vulnerável ao vírus. A Prefeitura tem se empenhado em alcançar maiores coberturas, mas a população precisa fazer sua parte e procurar as unidades de saúde”, explica.

A vacina disponível neste ano de 2023 é trivalente e a formulação é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. O imunizante é constantemente atualizado para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus.

Não é mais exigida a comprovação de pertencimento a algum público-alvo, portanto, as pessoas podem comparecer a um dos locais de vacinação portando apenas o documento de identificação e cartão de vacinação. Em algumas situações, é recomendado o adiamento da vacinação até a melhora do quadro de doenças febris agudas, moderadas ou graves e casos confirmados de Covid-19.

Locais de vacinação

A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde de Maceió durante o dia e também em 14 Unidades que funcionam com o Corujão da Saúde. A vacina também é disponibilizada nos seguintes pontos fixos:

Maceió Shopping – segunda a sábado, das 9h às 21h;

Pátio Shopping – segunda a sábado, das 15h às 21h e domingo, das 12h às 18h;

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia – Todos os dias – das 15h às 21h;

Saúde da Gente Infantil, Mulher e das Grotas – das 8h às 20h;

Brota na Grota – das 9h às 16h.

Cadastro de idosos acamados

Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 14h;

Telefone: (82) 3312-5589;

E-mail: idososacamados@sms.maceio.al.gov.br

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.