Maceió passa a disponibilizar vacina Meningocócica C para população em geral não vacinada

Medida será mantida até o final do mês ou enquanto durar o estoque do imunizante

Cássia Oliveira/Ascom SMS 07/12/2022 às 12:54
Maceió passa a disponibilizar vacina Meningocócica C para população em geral não vacinada
Imunização contra a meningite vai se estender de crianças a adultos. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A capital alagoana passou a disponibilizar, temporariamente, nas unidades de saúde do Município, a partir desta quarta-feira (7), a vacina Meningocócica C para a população em geral não vacinada, independente da idade. A medida segue a orientação do Programa Estadual de Imunizações e será mantida até o final deste mês.

“A medida foi recomendada para todos os municípios devido ao crescimento do número de casos registrados em Alagoas. A vacina já estava disponível para crianças não vacinadas de 5 a 10 anos e trabalhadores da saúde e agora segue prevenindo a doença com o público ampliado, enquanto durar nosso estoque de doses”, explica a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Eunice Amorim.

Antes mesmo do direcionamento, a SMS já vinha fazendo o alerta contra a Meningite junto à população, com o reforço da vacinação nas ações de atualização da Caderneta Vacinal nas escolas do Município.

A mais recente ação neste sentido ocorreu na Escola Municipal João Feitosa, localizada no bairro Rio Novo, onde uma aluna, de 7 anos, veio a óbito em decorrência da doença, na última semana de novembro.

Para evitar proliferação do vírus e reforçar a imunidade das crianças contra os demais agravos preveníveis da infância foram disponibilizadas, além das vacinas da Meningocócica C e a CWY – de reforço contra a doença – doses contra a Covid-19, HPV, Influenza, Antitetânica, Hepatite B, Tríplice Viral e dTPA.

Vacina Conjugada

A vacina meningocócica C (Conjugada) foi implantada na rotina de vacinação da criança em 2010. Encontra-se disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de cinco anos e é a principal forma de prevenção contra a meningite meningocócica e a meningococcemia (forma grave da doença) causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo).

A transmissão da doença ocorre por meio do contato de pessoa a pessoa e por meio de secreções respiratórias.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.