Maceió já aplicou mais de 1,5 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19

Capital alagoana avança com 85,55% de população adulta vacinada com duas doses ou dose única e espalha vacinação por toda a cidade

Ascom SMS 16/12/2021 às 16:29
Maceió já aplicou mais de 1,5 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19
Vacinação avança em Maceió, com 1,5 milhão de doses aplicadas

A Prefeitura de Maceió já aplicou 1.502.277 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 757.683 de primeiras doses, 649.087 de segunda dose e 95.507 de terceiras doses ou doses de reforço. Esses dados representam 88,12% de população de 12 anos ou mais com a primeira dose, 75,49% de população de 12 anos ou mais com duas doses ou dose única e 85,55% de adultos com duas doses ou dose única.

Vacinação avança em Maceió, com 1,5 milhão de doses aplicadas. Fotos: Ascom SMS
Vacinação avança em Maceió, com 1,5 milhão de doses aplicadas. Fotos: Ascom SMS

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Célia Fernandes, os resultados representam muito mais do que números.

“São pessoas imunizadas, protegidas contra um vírus devastador, que parou o mundo em 2020 e matou milhões de pessoas. Desde a chegada das vacinas, temos visto a queda dos números de pessoas infectadas e de mortes. A vacina salva, e o prefeito JHC tem dedicado o maior esforço para que toda a população de Maceió se vacine. Nós queremos vencer a pandemia e para isso, estamos vacinando em 20 unidades de saúde, no PAM Salgadinho, na Rodoviária, na praia e agora estamos levando as vacinas às feiras, mercados e hoje começamos nas escolas municipais. Vamos todos completar o nosso cartão de vacinação”, convoca a secretária.

Secretária Célia Fernandes convoca toda a população a se vacinar. Fotos: Ascom SMS
Secretária Célia Fernandes convoca toda a população a se vacinar. Fotos: Ascom SMS

A descentralização da vacinação começou no dia 1º de dezembro, quando 20 unidades de saúde passaram a vacinar sem agendamento, inclusive oito unidades de referência, uma por distrito sanitário, vacinando com horário estendido até as 21h. Nos dias seguintes, esse atendimento tornou-se ainda mais amplo, com a unidade móvel do Centro de Atendimento ao Turista – CAT Móvel – vacinando na orla de Ponta Verde e o PAM Salgadinho vacinando no Bloco N. Além disso, a vacinação também está disponível no CAT do Terminal Rodoviário de Maceió.

Na última terça-feira (14), teve início o projeto itinerante Saúde Vai Até Você, levando a vacinação, junto com outros serviços de saúde, a feiras livres e mercados públicos de Maceió. E nesta quinta-feira (16), teve início a vacinação em escolas municipais de Maceió, começando com as escolas Padre Pinho (Cruz das Almas), Antídio Vieira (Trapiche) e Silvestre Péricles (Pontal da Barra. Além dos estudantes de 12 anos ou mais, a vacinação nas escolas beneficia pais e servidores que precisem atualizar o ciclo vacinal.

“Passamos a utilizar nossas salas de vacina e estamos levando a imunização para mais próximo das pessoas em feiras, mercados, escolas, associações, oportunizando a todos que ainda não concluíram o processo da vacinação. Nossa estrutura foi capilarizada, o que diminui a necessidade de maiores deslocamentos de nossa população. Com a estrutura ampliada e ainda mais próxima dos maceioenses, esperamos que ninguém perca a oportunidade de completar sua imunização”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues.

Ascom SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.