Maceió inicia vacinação de reforço com a Pfizer bivalente nesta quinta-feira (7)

Dose de reforço é destinada para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade

Marília Ferreira/Ascom SMS 07/12/2023 às 11:01
Maceió inicia vacinação de reforço com a Pfizer bivalente nesta quinta-feira (7)
Imunizante bivalente da Pfizer será para grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde. Foto: Célio Júnior/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió inicia, nesta quinta-feira (07), a aplicação da dose de reforço com o imunizante bivalente da Pfizer para grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde.

A dose de reforço será disponibilizada para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose da vacina Pfizer Bivalente há mais de 6 meses.

“As pessoas que pertencem aos grupos prioritários e ainda não receberam o primeiro reforço com a vacina Pfizer Bivalente deverão completar o esquema primário com duas doses para, então, receber a vacina. Aqueles que já receberam uma dose da vacina bivalente deverão buscar um ponto de vacinação para reforço com intervalo de seis meses”, reforça a coordenadora de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.

Documentação necessária para vacinação:

– Os idosos necessitarão apresentar um documento de identificação oficial com foto e cartão de vacinação;

– As pessoas imunocomprometidas deverão apresentar novamente no ato da vacinação: exames específicos que estabelecem o diagnóstico; relatório médico; receitas para terapêutica específica de condições descritas; cadastros em sistemas específicos do Sistema Único de Saúde; e guia de encaminhamento específico, no caso das pessoas vivendo com HIV (PVHIV). Será retida a cópia da documentação.

Locais de vacinação

Maceió Shopping (segunda a sábado, de 9h às 21h)

Pátio Shopping (segunda a sábado, de 13h às 21h / Domingo, das 12h às 19h

Centro de Atendimento ao Turista (CAT-Praia) – 14h às 21h

Saúde da Gente– 8h às 20h

E nas 16 unidades que vacinam contra a Covid-19. Confira locais e horários no Vacina Maceió.

Precauções

- Doenças febris agudas: Diante de doenças febris agudas moderadas ou graves, recomenda-se o adiamento da vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença;

- Pessoas com suspeita de Covid-19: É improvável que indivíduos infectados pela Covid-19 (sintomáticos ou assintomáticos) tenham efeito prejudicial sobre a doença. Mas, por precaução orienta-se o adiamento para evitar confusão com outros diagnósticos diferenciais. Adiar até a recuperação clínica total e pelo menos 4 semanas após o início dos sintomas ou 4 semanas a partir da primeira amostra de PCR ou teste antigênico em pessoas assintomáticas;

- Moradores ou pacientes que vivem institucionalizados (ILPE, PPL, situação de rua, abrigos, indígenas, quilombolas) com exposição à Covid-19 e aguardando teste podem ser vacinados desde que não apresentem sintomas consistentes com à Covid-19.

Contraindicações

- Hipersensibilidade ao princípio ativo ou qualquer dos excipientes da vacina;

- Para aquelas pessoas que já apresentaram uma reação anafilática confirmada (CRIE) a uma dose anterior da vacina.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.