Maceió inicia campanha de vacinação contra a Influenza nesta segunda (25)

Imunização contempla todos os públicos prioritários em uma única etapa e segue até 31 de maio

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 23/03/2024 às 16:00
Maceió inicia campanha de vacinação contra a Influenza nesta segunda (25)
Foto: Ascom SMS

A Prefeitura de Maceió dá início na próxima segunda-feira (25), à campanha de vacinação contra a Influenza de 2024. Coordenada pelo Ministério da Saúde, a iniciativa tem o objetivo de reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrente da infecção, na população-alvo da vacinação. A campanha será realizada em uma única etapa, contemplando todos os grupos prioritários, até o dia 31 de maio.

Segundo a coordenadora de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, as únicas contraindicações para a aplicação das vacinas são para pessoas que apresentaram reação severa (anafilática), ao tomar a vacina em campanhas anteriores.

“A meta definida pelo Ministério da Saúde é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra a Influenza. Essa vacinação de 2024 é trivalente e sua formulação é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B e é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus”, explica a coordenadora de Imunização, ao lembrar que as pessoas devem levar seu cartão de vacinação quando se dirigirem até um dos locais para se imunizar.

Em algumas situações é recomendado o adiamento da vacinação até a melhora do quadro de doenças febris agudas, moderadas ou graves e casos confirmados de Covid-19.

Público-alvo (Confira documentação)

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

  • Gestantes;

  • Puérperas até 45 dias pós-parto;

  • Idosos com 60 anos ou mais de idade;

  • Trabalhador da saúde: todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;

  • Professores do ensino básico e superior;

  • Indígenas;

  • Pessoas em situação de rua;

  • Profissionais das forças de segurança e salvamento;

  • Profissionais das Forças Armadas;

  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade (Confira lista de comorbidades)

  • Pessoas com deficiência permanente;

  • Caminhoneiros;

  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

  • Trabalhadores portuários;

  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Os estudantes da área da saúde que estejam realizando estágio em instituições de saúde também serão contemplados mediante apresentação de Termo de Compromisso de Estágio ou declaração da instituição de saúde a qual está vinculado.

As pessoas em situação de rua, cuidadores familiares e indígenas poderão ser vacinados mediante preenchimento de autodeclaração.

Autodeclaração população em situação de rua

Declaração de cuidador familiar

Autodeclaração Povos Indígenas

Locais vacinação

A vacina é aplicada de segunda a sexta, em todas as Unidades de Saúde de Maceió. A imunização também ocorre nos seguintes pontos fixos e volantes:

Maceió Shopping – segunda a sábado, das 9h às 21h;

Pátio Shopping – segunda a sábado, das 13h às 21h e domingo, das 12h às 19h;

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia – Todos os dias – das 14h às 21h;

Saúde da Gente – segunda a sábado, das 8h às 20h;

Brota na Grota – segunda a quinta, das 9h às 16h.

Cadastro de idosos acamados

Para cadastro de vacinação de idosos acamados, os responsáveis podem entrar em contato para que a equipe faça a vacinação na residência.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;

Telefone: (82) 3312-5589;

E-mail: idososacamados@sms.maceio.al.gov.br

Recomendações

Pessoas que após ingestão de ovo apresentaram quaisquer sinais de anafilaxia (angioedema, desconforto respiratório ou vômitos repetidos), a vacina pode ser administrada, desde que em ambiente adequado para tratar manifestações alérgicas graves (atendimento de urgência e emergência), sob supervisão médica, preferencialmente.

Para este público, deverá ser realizado agendamento com o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), situado no Ambulatório do Hemoal (Trapiche), através do telefone (82) 3315-2983 ou através do email: criealagoas@gmail.com, anexando o exame de sangue IgE específico para componentes do ovo dos últimos três meses.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.