Maceió inicia ações em alusão ao Dia Mundial de Saúde Bucal

Palestras educativas marcaram o primeiro dia da programação que vai até o fim de março em todas as unidades de saúde da capital

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 14/03/2023 às 12:43
Maceió inicia ações em alusão ao Dia Mundial de Saúde Bucal
Orientações sobre a saúde bucal serão realizadas até o final de março. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O Dia Mundial de Saúde Bucal é celebrado em 20 de Março e, para comemorar a data, a Prefeitura de Maceió iniciou, nesta terça-feira (14), uma programação composta por ações educativas, capacitação de profissionais e distribuição de kits para escovação dental nas unidades de saúde da capital. As atividades acontecem até o dia 28 de março.     

O primeiro dia de ações foi dedicado aos usuários do Caps Enfermeira Noraci Pedrosa, no Jacintinho, e Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, na Serraria. Na ocasião, profissionais da Saúde Bucal da SMS repassaram informações educativas sobre a importância da higiene bucal, técnicas de escovação dental, além dos estágios, sinais e sintomas de doenças que acometem a boca. Foram repassados, ainda, durante o dia, locais que prestam atendimento odontológico para acompanhamento do público.

A gerente de Saúde Bucal da SMS, Ducy Lily Farias, destacou a importância das atividades para reforçar o atendimento em Saúde Bucal da população de Maceió.

“Criamos essa programação para compartilhar informações importantes sobre saúde da boca, já que sabemos que ao cuidar da saúde bucal, estamos colaborando para a saúde geral do corpo. Nesse primeiro momento, viemos até os Caps prestar essa assistência, pois percebemos a necessidade do público em entender mais a cerca da importância de investir tempo em higienização bucal para garantir saúde e bem-estar”, informou.

Janicleide da Silva é atendida no Caps Enfermeira Noraci Pedrosa há 10 anos e afirmou ter muita necessidade de entender mais sobre cuidados com a boca. Segundo ela, o uso de medicações prolongado danificou seus dentes e isso se tornou motivo de incômodo e insatisfação.

“Faz muitos anos que eu uso remédio controlado e isso prejudicou muito minha saúde bucal, pois afetou meus dentes, me levando a ter que usar, inclusive, uma prótese dentária. Hoje tenho muito cuidado com meus dentes e sempre quero saber mais sobre esses cuidados para diminuir o mal-estar que fiquei em relação a esse assunto”, ressaltou.

A enfermeira do Caps Noraci Pedrosa Luciana Marques destacou a necessidade do público em participar de ações voltadas aos serviços odontológicos.

“São usuários que apresentam quadros de bruxismo, boca seca ou que, até mesmo, não têm vontade de cuidar da saúde bucal. Por isso, consideramos tão importante tocar nesse assunto com eles e alertar para as consequências que a falta de higienização da boca podem gerar”, enfatizou a profissional.

As atividades promovidas nesta terça-feira contaram, também, com a participação dos alunos do curso de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas.

Próximas ações                  

As ações alusivas ao Dia Mundial de Saúde Bucal continuarão na próxima sexta-feira (17), com um webinário voltado à capacitação dos profissionais da Saúde de Maceió sobre promoção em Saúde Bucal, para usuários do Centros de Atenção Psicosocial.

No dia 20, será realizado o Dia D da programação que se dará em todas as unidades de saúde com a promoção de atividades de educação em saúde, prevenção de câncer bucal e estímulo ao autocuidado.

Já no dia 21 e 28 de março, as atividades se concentrarão no Caps AD Dr. Everaldo Moreira (Farol), no Caps Sadi Feitosa Carvalho (Chã de Bebedouro) e no Caps Dr. Rostan Silvestre, na Jatiúca.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.