Maceió beneficia mulheres com serviços ofertados em unidades de saúde

Profissionais atuam, de segunda a sexta-feira, em equipamentos do município para garantir atenção integral à saúde feminina

Polyanna Monteiro / Ascom SMS 15/10/2022 às 08:41
Maceió beneficia mulheres com serviços ofertados em unidades de saúde
Foto: Ascom SMS

A Saúde de Maceió trabalha diariamente para garantir qualidade e prontidão na oferta de serviços para as mulheres atendidas nos equipamentos municipais. A assistência é planejada pelo Programa Saúde da Mulher da SMS e executada pelos profissionais do município, que atuam na promoção da atenção integral à saúde feminina, em todos os momentos da vida das usuárias.

O atendimento acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades de Referência distribuídas por toda Maceió. São consultas médicas, realização de exames, atendimentos odontológicos, dentre outros serviços ofertados nos locais.

Nas UBS e USF, mulheres conseguem ter acesso a serviços como vacinação, curativo, pré-natal, testes rápidos, consulta com clínico geral, enfermeiros e odontologia básica. Nos locais, também são desenvolvidas atividades relacionadas ao Programa Saúde da Mulher, que cuida de forma específica do público.

Já em Unidades de Referência (URS), as usuárias têm acesso a consultas e serviços especializados de média complexidade. Nesses locais, a assistência é realizada por especialistas como cardiologistas, ginecologistas, psiquiatras, mastologistas, endocrinologistas e pediatras. Especialidades odontológicas e exames mais complexos também são disponibilizados em muitas das URS para as maceioenses.

Suzângela Mendonça, coordenadora do Programa Saúde da Mulher da SMS. Foto: Victor Vercant- Ascom SMS
Suzângela Mendonça, coordenadora do Programa Saúde da Mulher da SMS. Foto: Victor Vercant- Ascom SMS

“Toda mulher merece ter acesso aos cuidados que o Sistema Único de Saúde oferece. Saber sobre prevenção; entender os métodos e técnicas para prevenção de gravidez; realizar acompanhamento durante pré-natal e puerpério, com a realização de exames, consultas e orientações nas unidades de saúde, entre outros serviços oferecidos pelo SUS ao público. Nosso trabalho diário é cuidar para que essa assistência chegue, de fato e da melhor forma, a todas que possuem esse direito”, afirmou a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Suzângela Mendonça.

Outubro Rosa

A assistência voltada às maceioenses acontece de segunda a sexta-feira, durante o ano inteiro nas 64 unidades da capital. Em outubro de cada ano, a saúde feminina ganha maior destaque por se tratar da campanha de sensibilização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

No período, há a ampliação da oferta de consultas e exames para detecção da doença, além do aumento de ações educativas para convidar as mulheres ao autocuidado.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.