Junho Violeta: Saúde realiza mesa redonda sobre violência contra a pessoa idosa
Evento teve o objetivo de capacitar os profissionais de saúde sobre a importância da identificação e notificação de casos de violência contra a pessoa idosa
O Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta quarta-feira (12), uma mesa redonda com o tema “Violência contra a Pessoa Idosa: Qual o Papel do Profissional de Saúde?”. O evento, que aconteceu no auditório da SMS e reuniu diversos profissionais da Saúde de Maceió, foi alusivo à campanha Junho Violeta - mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa.
Na oportunidade, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, da Defensoria Pública de Alagoas, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF) estiveram abordando sobre o papel e atuação de cada uma dessas instituições no atendimento à pessoa idosa, bem como os encaminhamentos que devem ser tomados para a garantia dos direitos desse público.
Para a responsável técnica do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Denyse Maia, a mesa redonda foi uma atividade de atualização entre os profissionais sobre a identificação dos casos de violência entre os usuários idosos das unidades de saúde.
“Naturalmente, a unidade de saúde é um espaço onde há uma grande demanda de pessoas idosas. E a nossa proposta, através dessa mesa redonda, foi fazer com que os profissionais das nossas unidades estivessem se capacitando, ainda mais, para ter um olhar específico sobre a violência cometida contra a pessoa idosa, acolhendo, dialogando e sabendo identificar possíveis casos de violência para tomar as devidas providências em prol do bem-estar e da saúde desse idoso”, afirmou.
Um dos assuntos que foram levantados durante a mesa redonda foi a importância da notificação das violências praticadas contra a pessoa idosa e o acionamento da rede de proteção.
Segundo Rozali Costa, assistente social da área de Vigilância das Violências e Acidentes da SMS, realizar a notificação das violências no Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental para trazer proteção à pessoa idosa.
“A notificação de violência não é uma denúncia, ela configura-se como um instrumento de proteção. No momento em que o profissional de saúde identifica uma situação suspeita ou confirmada de violência contra a pessoa idosa, ele deve fazer a notificação e acionar a rede de proteção, que pode ser tanto a rede da saúde quanto a intersetorial”, destacou.
“A notificação de violência vai trazer também o perfil da pessoa idosa, a exemplo do tipo de violência, faixa etária e do vínculo parentesco da pessoa que cometeu essa violência. É importante construir esse perfil porque ele nos direciona a tomar o melhor encaminhamento para obter o fim dessa violência”, acrescentou Rozali.
Junho Violeta
O Junho Violeta é um movimento criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do enfrentamento à violência cometida contra pessoas idosas. Dessa forma, a campanha busca despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência.
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.