Julho Verde: Saúde intensifica ações de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço
Campanha contará com atividades como capacitação de cirurgiões-dentistas, realização de palestras em unidades de saúde e atendimento à população
A Saúde de Maceió inicia, nesta quinta-feira (6), ações da campanha Julho Verde, destinada à conscientização sobre os tumores de cabeça e pescoço. A iniciativa, coordenada pela Gerência de Saúde Bucal da SMS, contará com a realização de capacitações para cirurgiões-dentistas, exame clínico para rastreamento de câncer e lesões na mucosa bucal, biópsia e direcionamento de casos complexos, além de palestras e rodas de conversa nas unidades de saúde da cidade.
A gerente de Saúde Bucal da SMS, Ducy Farias, enfatiza que esse tipo de câncer ainda é pouco discutido na sociedade e, por isso, merece ênfase, principalmente no que se refere à prevenção, correta identificação e ao tratamento adequado.
“É crescente o número de casos registrados de câncer ou lesões na região da cabeça e do pescoço em Maceió e, por isso, esse é um tema que deve ter sua discussão intensificada. Precisamos ampliar o conhecimento da população sobre esse tema para evitar o surgimento de mais casos dessas doenças que podem comprometer funções vitais como fala, respiração, alimentação, visão, audição e, até mesmo, cognição”, alertou a gerente.
As ações, que se iniciam na tarde desta quinta-feira (6) com a apresentação da campanha aos profissionais da saúde, em reunião virtual, ocorrerão durante todo o mês de julho e seguirão o cronograma abaixo:
Dia 10 de Julho – Capacitação direcionada aos cirurgiões-dentistas, com o tema: “Câncer bucal: da prevenção ao diagnóstico”;
Dia 13 de Julho - Palestra e roda de conversa para usuários do SUS, busca ativa de câncer e lesões na mucosa bucal e agendamento de biópsia nos casos complexos - UBS Oswaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra), URS Antônio de Pádua (Petrópolis), URS Hamilton Falcão (Benedito Bentes), USF José Araújo (Jacintinho), USF Pintanguinha, UBS Durval Cortez (Prado), UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes) e URS Maria Conceição Paranhos (Jacarecica);
Dias 17, 19 e 20 de Julho - Palestra e roda de conversa para usuários do SUS, realização de biópsia e encaminhamento para tratamento em casos de detecção de câncer ou lesões de cabeça e pescoço – Bloco I, do Pam Salgadinho (Poço).
Sobre a campanha
Dia 27 de julho é o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço e, para conscientizar os brasileiros sobre a importância do diagnóstico precoce para a eficácia no tratamento, a Associação de Câncer de Boca e Garganta - ACBG Brasil criou a campanha Julho Verde. O objetivo é ampliar o número de diagnósticos precoces, por meio da conscientização sobre os fatores de risco evitáveis, sinais e sintomas. Evitando, assim, o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometem funções vitais dos pacientes como a fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição.
De acordo com a ACBG, até 2025, cerca de 40.000 pessoas serão diagnosticadas com câncer de cabeça e pescoço no Brasil, dos quais 60% terão diagnostico tardio, com impacto negativo na sobrevida dos pacientes, o que significa que esses brasileiros poderão perder parte de suas funções faciais decorrente desse tipo de tumor.
Fonte: Plataforma digital da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.