Jovens usuários do SUS são qualificados em inclusão digital e noções de saúde

Projeto está em sua terceira edição e já capacitou 177 adolescentes em informática básica e temáticas relacionadas à saúde

Polyanna Monteiro/Ascom SMS 17/11/2022 às 12:41
Jovens usuários do SUS são qualificados em inclusão digital e noções de saúde
Jovens recebem qualificação em saúde e inclusão digital. Foto: Nasf Maceió

A Saúde de Maceió promoveu, nesta quinta-feira (17), o encerramento da 3ª edição do projeto Infojovem: Conectando Cidadania e Proteção Integral. A iniciativa, que foi uma parceria entre a equipe sete do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde (e-NASF/APS) e a Faculdade da Cidade de Maceió (Facima), teve início em 26 de agosto e qualificou 35 jovens, com idades entre 13 e 17 anos, em informática básica e noções de saúde.

Durante o curso, adolescentes cadastrados nas Unidades de Saúde da Família do Canaã, Santo Amaro e Ouro Preto tiveram  aulas sobre temas como ferramentas do Pacote Office, robótica educacional e sustentável e cultura maker.

Na área da saúde, alunos receberam informações sobre  assuntos como  alimentação saudável, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e saúde na adolescência. O conteúdo programático do projeto também contou com ações básicas de saúde voltadas à nutrição, serviço social, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia – promovidas pela equipe sete do Nasf.

A responsável técnica pelas equipes do e-Nasf/APS da SMS, Kelly Luz, afirma que o curso foi de grande importância, pois conseguiu criar um elo entre os jovens usuários das unidades de saúde e os profissionais que atuam nos locais, além de ter contribuído para a formação profissional do público.

“Com o projeto, nós conseguimos nos aproximar dos adolescentes que frequentam as unidades de saúde das três localidades e oferecemos para eles a oportunidade de aprender coisas novas, proporcionando mais bem-estar e saúde com a garantia de novas perspectivas de inclusão no mercado de trabalho para eles”, informou.

As aulas do Infojovem 2022 foram ministradas nas dependências da Facima e tiveram como facilitadores os profissionais que atuam no Núcleo Ampliado de Saúde da Família da SMS. Ao todo, as três edições do projeto já qualificou o total de 177 jovens maceioenses.

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.