Janeiro Branco orienta para os cuidados com a saúde mental

Campanha enfatiza fluxo de atenção psicossocial nos equipamentos municipais e desenvolve ações de conscientização nas unidades

Ana Cecília da Silva - Ascom/SMS 12/01/2022 às 13:16
Janeiro Branco orienta para os cuidados com a saúde mental
Árvore dos desejos, proposta de intervenção do Janeiro Branco. Foto: Ascom/SMS

A Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) da Secretaria de Saúde de Maceió promoveu, na manhã desta quarta-feira (12), um momento de acolhimento com servidores da pasta. A mobilização foi feita para conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, em alusão à campanha do Janeiro Branco. No local, foram disponibilizadas mensagens de autocuidado e de incentivo e também foi montada uma árvore dos desejos para motivar as pessoas a manter bons sentimentos e metas para o ano que se inicia. De 24 a 28 de janeiro, unidades de saúde de Maceió desenvolvem ações voltadas à campanha.

Roseane Farias, assistente social da Gerência de Atenção Psicossocial do município, explica que a ação busca chamar a atenção das pessoas para a campanha e mostrar que Maceió conta com uma rede disponível para aqueles que precisam de ajuda. “Os cuidados com a saúde mental normalmente são negligenciados, pois cuidamos do corpo e esquecemos do nosso emocional. Então queremos mostrar que esse cuidado é necessário e que durante todo o ano temos profissionais disponíveis para auxiliar aqueles usuários que precisam de ajuda”.

A oferta desses serviços aos usuários do SUS ocorre de várias maneiras no município e é de livre acesso a toda a população. Tanto nas Unidades Básicas e de Referência em Saúde quanto nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), dependendo da necessidade terapêutica de cada usuário.

Fluxos de atendimento

A assistente social da GAP detalha como se dá o acesso a cada um desses serviços. “Em nossas unidades de saúde básicas e especializadas, vemos uma predominância de casos de ansiedade e depressão. Esses locais são portas de entrada para onde os usuários devem se dirigir caso necessite. Os profissionais fazem o acolhimento, a escuta e identifica se é uma demanda clínica, que pode ser tratada na própria unidade ou se é preciso um cuidado mais especializado”, explica Roseana Farias.

Roseane Farias, assistente social da Gerência de Atenção Psicossocial do município. Foto: Ascom/SMS
Roseane Farias, assistente social da Gerência de Atenção Psicossocial do município. Foto: Ascom/SMS

Nas situações de transtornos mentais mais graves, o atendimento é feito nos Centros de Assistência Psicossocial (Caps). “Devem procurar esse serviço aqueles usuários cujo processo de sofrimento traga prejuízos para sua própria vida, como segurança, autocuidado, convivência, por exemplo. Nos Caps, a equipe identifica se a pessoa tem a necessidade de ser inserida no serviço, tanto para o atendimento médico e psicológico quanto em relação aos outros profissionais”. Para realizar a consulta em um dos Caps, não é necessário agendamento, basta comparecer ao local.

Já para casos de transtornos mais leves, o cuidado do paciente pode ser feito nas próprias Unidades Básicas de Saúde pelo médico clínico ou com um encaminhamento para um psiquiatra ou psicólogo, que podem indicar o uso de medicações, atendimentos psicoterápicos ou sessões em grupo e espaços de convivência, o que ajuda aqueles pacientes que desenvolveram algum transtorno em virtude de isolamento ou solidão, principalmente os mais idosos.

Parcerias com outras áreas

A Gerência de Atenção Psicossocial também trabalha em parceria com diversas áreas, como o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), que em suas atividades com os usuários abordam temas como convivência e saúde mental, o que contribui para a prevenção e promoção da saúde mental.

Encaminhamentos médicos e psicológicos

O atendimento com psiquiatras é feito nas Unidades de Referência por meio de agendamento. A Unidade Básica onde o paciente é atendido o direciona para a referência. Caso o paciente já seja atendido pela referência, lá mesmo ele consegue o encaminhamento. “Isso só ocorre com as Unidades de Saúde, no caso dos Caps o serviço é portas abertas, basta se dirigir até o local”, explica Roseane Farias.

Já para os atendimentos psicológicos, não é necessário um encaminhamento. “Esse profissional existe nas unidades básicas de saúde de demanda espontânea, não as de saúde da família. O médico clínico pode encaminhar para a psicoterapia ou o próprio usuário pode buscar esse atendimento, a partir da identificação de sua própria necessidade. O psicólogo o acolhe, agenda as consultas e inicia o processo”, finaliza Roseane Farias, assistente social da Gerência de Atenção Psicossocial.

Programação do Janeiro Branco

24/01 – UBS José Tenório (Dia “D” - Atenção à Saúde dos Adolescentes);

26/01 – CAPSI Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Projeto “Cuidando do Cuidador”);

24 a 28/01 – CAPS Sadi Feitosa de Carvalho (Ações no território e no CAPS durante o mês de janeiro)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Unidades de Referência para o atendimento

- II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Praça da Maravilha) (82) 3312-5499

- US Rolland Simon (Ponta Grossa) - (82) 3312 - 5503

- UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra) - (82) 3312- 5498

- US Pitanguinha - (82) 3312 - 5516

- Pam Bebedouro (Petrópolis) - (82) 3312 - 5519

- US João Paulo II (Jacintinho) - (82) 3312 - 5534

- US Hamilton Falcão (Benedito Bentes) - (82) 3312 - 5546

- US Ib Gatto (Tabuleiro do Martins) - (82) 3312 - 5564

- US Vanderli Maria Andrade (Riacho Doce) - (82) 3312 - 5570

Serviços especializados existentes em Maceió

– Gerência de Atenção Psicossocial (Prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde – Centro) – (82) 3312-5466

– Caps Enfermeira Noraci Pedrosa (Jacintinho) – (82) 3312-5532

– Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho (Chã de Bebedouro) – (82) 3312-5521

– Caps AD. Dr. Everaldo Moreira (Farol) – (82) 3312-5517

– Caps Dr. Rostand Silvestre (Jatiúca) – (82) 3312-5500

– Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) – (82) 3312-5540

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.