Janeiro Branco: Live discute Saúde Mental e Resiliência

Redação 15/01/2021 às 15:17
Janeiro Branco: Live discute Saúde Mental e Resiliência
A transmissão ocorre na próxima segunda (18), às 15h, e será comandada por profissionais da Gerência de Atenção Psicossocial de Maceió

A Gerência de Atenção Psicossocial (GAP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove na próxima segunda-feira (18), uma live com o tema “Saúde Mental e Resiliência”. A transmissão ocorre a partir das 15h no Instagram @saudementalmcz.

O evento faz parte da campanha “Janeiro Branco”, que busca chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental, principalmente por conta da pandemia do novo coronavírus,

A live será comandada por Eduardo Augusto, psicólogo e hipnoterapeuta que atua na Gerência de Atenção Psicossocial da SMS, e por Joana D’Arc, assistente social e mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que também atua na GAP da SMS.

De acordo com Eduardo Augusto, resiliência é a capacidade de enfrentar os problemas e não permitir que eles abalem nossa vida. “Todos nós nos abalamos de alguma forma com os problemas, mas o resiliente tem essa característica de aprender de alguma forma com essas situações, mantendo aquilo que é bom e revisitando aquilo que não é tão bom assim. Ele cai, mas também se levanta”, explica o psicólogo da GAP da SMS.

O profissional esclarece ainda que com a pandemia, os casos de depressão e ansiedade aumentaram significativamente, por isso a necessidade falar sobre esse tema. “O aumento desses casos atingem a toda a rede de Saúde Mental e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no pós pandemia tende a piorar. Então nesse tempo, a resiliência humana é uma característica que precisa ser revisitada, o conceito entendido e uma prática fomentada”, completa Eduardo Augusto.

A Gerência de Atenção Psicossocial realiza encontros on-line desde o ano passado com o objetivo de levar importantes discussões sobre saúde mental a profissionais e comunidade em geral. Devido ao grande número de adesões a essas transmissões, a programação será retomada ao longo de 2021.

Programação

Já na próxima quinta-feira (21), de 9h às 12h, será realizado um seminário on-line “Todo Cuidado Conta”, que será transmitido pelo canal do Telessaude da Sesau. O seminário será comandado por Camile Wanderley, psicóloga e mestra em Educação em Saúde, coordenadora da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual, e por Tobias Falcão, graduado em Educação Física, Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto e Idoso. Atualmente, é apoiador técnico para PPSUS da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e técnico do Capsi Infanto Juvenil Dr. Luiz da Rocha Cerqueira.

Já o Capsi Infanto Juvenil Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) promove diversas atividades do dia 18 a 29 de janeiro, como salas de espera com palestras sobre Saúde Mental e distribuição de material educativo, oficinas com os usuários e a família, dinâmicas, atividades recreativas e exposição de um vídeo “Mês de Prevenção e Cuidados com a Saúde Mental e emocional”.

O Caps Álcool e Outras Drogas (AD) Everaldo Moreira também realiza atividades junto as equipes técnicas nos seguintes locais:

21/01 – Fraternidade O Caminho (Ponta Grossa); dia 25/01 – Sala de Espera do Caps AD (Farol);

27/01 – Comunidade Terapêutica Mãos de Alagoas (Santa Luzia do Norte) e Comunidade Desafio Jovem (Marechal Deodoro);

29/01 no Instituto Vida Nova (Rio Largo).

O Caps Sadir Feitosa de Carvalho (Bebedouro) também conta com uma programação especial ao longo do mês, com realização de dinâmicas e palestras em salas de espera com a participação de usuários, familiares e profissionais da unidade. Durante os encontros, serão abordados temáticas referentes aos cuidados com a saúde mental.

A Campanha

Em 2021, o Janeiro Branco entra em sua 8ª edição com o lema “Todo Cuidado Conta”. As atividades deste ano buscam promover cuidados com saúde mental, sobretudo, em meio à pandemia da covid-19.

A campanha foi criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG) e faz alusão ao início do ano, considerando que o mês de janeiro é uma página em branco que pode ser preenchida com novas metas e objetivos visando o bem-estar da saúde mental.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

SMS

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Dias Cabral, 569 - Centro
CEP 57020-250 // Telefone: 82 3312-5400
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.